O protocolo POP3 permite fazer download das mensagens do servidor para seu dispositivo, caso não seja configurado para deixar uma cópia no servidor de entrada, apenas o dispositivo que baixou a mensagem terá acesso a ela, a vantagem é que não há risco de ocupar espaço em disco de sua conta de e-mail e a comunicação é mais rápida.

O protocolo IMAP permite sincronizar as mensagens do servidor entre os seus dispositivos, dessa forma as mensagens sempre estarão disponíveis independentemente do dispositivo acessado, mas ocuparão espaço em disco de sua conta de e-mail.

A configuração de uma conta de e-mail possui um padrão independentemente do programa utilizado, apenas a forma como é solicitada, o nome dos campos e a ordem é que podem variar, veja abaixo:

  1. Servidor de entrada – mail.seu-domínio. Protocolo POP3 porta 995 ou IMAP porta 993.
  2. Servidor de saída – mail.seu-domínio. Protocolo SMTP porta 465.
  3. Nome de usuário, login ou username – e-mail completo, por exemplo usuario@seu-domínio
  4. Senha ou password – senha da conta de e-mail.
  5. A opção Meu servidor requer autenticação deve ser habilitada para envio de e-mails.

Substitua seu-domínio pelo nome do seu domínio sem www., por exemplo: melhorweb.com.br

Seu domínio já deve estar com os DNS propagados para que o acesso as contas de e-mail seja válido.

Caso esteja tudo correto e mesmo assim o seu programa de e-mail solicite a senha, significa que o nome de usuário ou a senha da conta de e-mail estão incorretos. Caso já tenha errado a senha mais de 5 vezes, veja como desbloquear o IP bloqueado por força bruta.