Política Anti-SPAM

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Política Anti-SPAM 2017-03-03T19:34:41+00:00

O Que é SPAM ?

SPAM é qualquer envio de e-mail não solicitado pelo destinatário, apesar de sua prática na maioria dos casos ser de envio em massa (aos milhões), apenas 1 e-mail já poderá ser considerado como SPAM pelas listas negras internacionais e nacionais responsáveis pelo seu controle.

A MelhorWeb não permite sob qualquer circunstância que seus usuários se utilizem de sua infra-estrutura, sejam os servidores de e-mails – para envio de SPAM ou recepção de retorno – sejam os domínios por nós hospedados, para atos relacionados a esta prática.

O envio de SPAM é altamente prejudicial para os destinatários que se deparam com um grande número de mensagens em sua caixa de entrada. Perdem boa parte de seu tempo deletando as mensagens que não desejariam receber, evitando assim que sua caixa de entrada fique lotada, impossibilitando o recebimento de mensagens de real importância.

Quem envia SPAM, utiliza de forma prejudicial o servidor de SMTP com o qual está a conta de e-mail associada, fazendo com que seja gerado um alto processamento no servidor, gerando lentidão para o processamento das demais mensagens que precisam também ser enviadas. Sem pensar, o usuário que envia SPAM além de prejudicar todos os usuários do servidor, estará prejudicando a si mesmo, pois utilizará um serviço que poderá apresentar falhas inclusive para ele próprio.

O servidor de e-mail onde foi realizado o envio do SPAM, poderá ser incluso em listas negras de forma que qualquer mensagem advinda deste servidor, não seja mais recebida, esse bloqueio é realizado através de entidades internacionais e nacionais de combate ao SPAM. Ou seja, todos os demais usuários que se utilizam deste servidor compartilhado serão prejudicados, uma vez que o bloqueio do recebimento por parte dos provedores que consultam as listas negras é realizado pelo IP do servidor, sendo válido para todas as contas de hospedagem do servidor e não apenas para o domínio que enviou SPAM.

Quando Consideramos SPAM ?

  • Quando a mensagem for enviada através de nosso servidor de SMTP, podendo vir a prejudicar a performance do servidor, causando lentidão na entrega de todas as mensagens que estão sendo processadas.

  • Quando a mensagem for enviada por outro servidor de SMTP, que não o da MelhorWeb, mas informando um endereço de e-mail de retorno de nosso servidor, o que fará com que todas as mensagens de retorno, inclusive um grande número de mensagens de erro, sejam devolvidas ao nosso servidor, também causando um alto processamento do mesmo e prejudicando a performance do servidor.

  • Quando a mensagem for enviada através de outro servidor de SMTP, que não o da MelhorWeb e quando o endereço eletrônico de retorno não for um e-mail de nosso servidor, mas que na mensagem enviada seja constatada qualquer tipo de referência ao site hospedado em nossos servidores, seja essa referência através da própria indicação do site ou por intermédios de links disponibilizados na mensagem.

Lembramos que ainda não existe qualquer legislação brasileira referente ao assunto SPAM, portanto, não será aceita qualquer argumentação de que o envio não é SPAM baseado em algum congresso ou legislação, sejam eles nacionais ou internacionais. Lembramos também que projeto de lei não é um argumento legal válido.

Caso seja constatado abuso, o serviço será imediatamente suspenso pelo período mínimo de 24 horas de modo que a performance possa ser restabelecida. Será necessário que o responsável responda através de chamado os procedimentos realizados para correção do abuso, garantindo que ele não ocorra após reativação do serviço.
Caso o abuso por SPAM seja reincidente, o serviço será cancelado, sem aviso prévio e sem ressarcimento do valor já previamente investido.
Caso o IP do servidor seja incluído em listas negras de combate ao SPAM, qualquer custo necessário para sua remoção será cobrado do responsável pelo serviço.

Envio Excessivo de E-mails

Nossos servidores de e-mails são monitorados diariamente a fim de verificar sua performance, detectar qualquer tipo de problema e solucioná-lo o quanto antes. O servidor de e-mails é um servidor compartilhado, possui outras contas de hospedagem que o utilizam e tem obrigação de garantir o serviço sem queda de performance para todas elas.

A MelhorWeb permite o envio de no máximo 300 mensagens por hora por conta de hospedagem, isso corresponde ao envio de 1 mensagem a cada 12 segundos, uma média bem satisfatória. Lembramos que todos os destinatários devem ter autorizado o recebimento da mensagem.

Caso seja constatado abuso, o serviço será imediatamente suspenso pelo período mínimo de 24 horas de modo que a performance possa ser restabelecida. Será necessário que o responsável responda através de chamado os procedimentos realizados para correção do abuso, garantindo que ele não ocorra após reativação do serviço.
Caso o abuso por SPAM seja reincidente, o serviço será cancelado, sem aviso prévio e sem ressarcimento do valor já previamente investido.
Caso o IP do servidor seja incluído em listas negras de combate ao SPAM, qualquer custo necessário para sua remoção será cobrado do responsável pelo serviço.

Phishing, Vírus, Malware ou Cavalo de Tróia

O usuário é responsável pela segurança de seus dispositivos pessoais e de sua rede local, principalmente quando estes se autenticam em nossos serviços. É responsabilidade do usuário e de sua organização se certificarem de não fazerem uso de nossos serviços mesmo que involuntariamente para enviar e-mails maliciosos contendo phishing, vírus, malware ou cavalo de tróia.

Compreendemos que ninguém deseja ser infectado porém também compreendemos ser responsabilidade de toda organização garantir o máximo de segurança e prover informações de seguranças para todos os seus colaboradores não caírem em “armadilhas”, pois o servidor de e-mails é um servidor compartilhado.

Ao ser negligente com a sua segurança e enviar e-mails maliciosos, o servidor da MelhorWeb fica sujeito a ter seu IP incluído em listas negras de combate ao SPAM, prejudicando assim não só quem enviou os e-mails mas também todos os demais clientes.

Caso seja constatado abuso, o serviço será imediatamente suspenso pelo período mínimo de 24 horas de modo que a performance possa ser restabelecida. Será necessário que o responsável responda através de chamado os procedimentos realizados para correção do abuso, garantindo que ele não ocorra após reativação do serviço.
Caso o abuso por SPAM seja reincidente, o serviço será cancelado, sem aviso prévio e sem ressarcimento do valor já previamente investido.
Caso o IP do servidor seja incluído em listas negras de combate ao SPAM, qualquer custo necessário para sua remoção será cobrado do responsável pelo serviço.