Descrição

Opera é um navegador da web e uma suíte de internet desenvolvida pela companhia Opera Software. O navegador permite tarefas comuns de internet como exibir sites, mandar e receber mensagens de e-mail, gerir contatos, bate-papo online de Internet Relay Chat (IRC), “baixar” arquivos via BitTorrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele.

As características do Opera incluem gestos no mouse, divisão por abas, zoom de página, e um comando de downloads integrado. Seu sistema de segurança possui proteção contra phishing e malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de deletar cookies e o histórico apenas com o clicar de um botão. É o único navegador do mercado que possui comandos por voz. Para ativa-lo basta clicar no símbolo no navegador, que da primeira vez irá baixar automaticamente um arquivo de cerca de 10MB, que automaticamente serão incorporados ao navegador. Para usar deve-se pressinar a tecla Scroll Lock (essas configurações podem ser alteradas) pronunciar “opera” e em seguida o comando, por exemplo “back” (voltar)

O Opera funciona em uma variedade de sistemas de computadores pessoais, incluindo Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, FreeBSD e o Solaris. Mesmo que os elementos do Opera sejam bastante positivos, ele capturou apenas uma fração do mercado de navegadores.

O Opera tem uma grande distribuição no mercado de aparelhos móveis como celulares, smartphones, e aparelhos personal digital assistants (PDAs). Edições de Opera estão disponíveis para aparelhos usando os sistemas operacionais Symbian e o Windows Mobile, bem como o Java ME. De fato, aproximadamente 40 milhões de celulares são vendidos com a pré-instalação do Opera. Além disso, o Opera é o único navegador disponível para os consoles Nintendo DS e Wii. Algumas set-top box também usam o Opera, e a Adobe licenciou o Opera para ser usado no Adobe Creative Suite.

Instalação

Download no site do desenvolvedor

Tipo

Gratuito.

Plataformas

Integrada.