Introdução

Como um mecanismo de pesquisa, o Google reúne e organiza uma imensidão de informações da internet e,depois, as disponibiliza para usuários em todo o mundo que estiverem fazendo pesquisas on-line.

Os usuários podem visitar a página inicial ou outras propriedades do Google, inserir uma consulta de pesquisa (termos relacionados a informações que desejam encontrar) no campo de pesquisa e clicar em “Pesquisa Google”. O Google mostra vários resultados de pesquisa, inclusive listas de arquivos, artigos, documentos e websites, todos altamente relevantes para a consulta. Se clicar em “Estou com sorte”, o usuário será direcionado para o primeiro website ou documento nos resultados de pesquisa do Google. Os usuários também podem pesquisar por Imagens, Notícias e outros serviços especializados do Google.

Os resultados da pesquisa aparecerão à esquerda da página. O Google não aceita pagamento para colocar websites ou documentos em resultados de pesquisas. Contudo, os anunciantes podem comprar os anúncios do Google AdWords, que aparecem no lado direito da página e, às vezes, acima dos resultados da pesquisa.

O Google AdWords é a solução de publicidade do Google. Com o AdWords, você pode criar anúncios simples e eficazes e exibindo-os para pessoas que estão pesquisando on-line por informações relacionadas à sua empresa.

As Vantagens do Google AdWords

Como o Google AdWords oferece medidas e segmentação exatas, bem como um alcance significativo, é possível atingir um alto ROI (return on investment ou retorno sobre investimento) em larga escala. Veja uma análise mais detalhada de cada um desses fatores:

Relevância

Uma das maiores vantagens que o Google AdWords oferece é a capacidade de segmentar anúncios de maneira precisa para usuários com base em seus interesses, bem como vários outros fatores, como localização, idioma e grupo demográfico. Como resultado, o usuário visualiza anúncios altamente relevantes, e a probabilidade de clicarem neles é maior. Além disso, como os anúncios em mecanismos de pesquisa são exibidos somente em resposta à consulta de um usuário, a probabilidade de esse usuário estar presente mais adiante no ciclo de compra e de estar pronto para converter também é maior.

Retorno do Investimento

A publicidade on-line é totalmente mensurável. Desse modo, é fácil avaliar se você está ou não atingindo suas metas de publicidade. Os cliques de todos os usuários estão associados a determinados anúncios, palavras-chave e consultas de pesquisa. Você pode acompanhar todos eles e decidir melhorá-los sempre que desejar. Se você identificar uma tendência, poderá criar, modificar ou excluir palavras-chave, anúncios e seleções de segmentação de campanhas em poucos segundos. Desse modo, você poderá ser mais receptivo e ter mais controle para melhorar seu ROI.

Alcance

Todos os dias, os usuários da internet realizam milhões de pesquisas no Google. Ao usar o Google AdWords, você pode capturar qualquer segmento desse amplo público-alvo mundial que está procurando ativamente por produtos, serviços, informações e websites. Se seus produtos ou serviços estiverem presentes em pesquisas relevantes dos usuários, você ficará visível em um ponto decisivo do ciclo de compras do cliente: quando ele estiver procurando ativamente pelo que você está oferecendo.