Descrição

O Gmail (também Google Mail) é um serviço gratuito de webmail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade.

Tal serviço de webmail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrer comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos ao redor do mundo.

Exatamente por esse motivo e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia primeiro de Abril de 2005 o sistema lançou seu programa “infinito + 1” e começou a aumentar o espaço de armazenamento. A princípio, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aprox. 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aprox. 124 MB/dia). Atualmente esta taxa gira em torno de 4 bytes por segundo (aprox. 345 KB/dia ~ 124MB por ano) e o serviço oferece mais de 10 GB de espaço de armazenamento.

O Gmail também funciona como cliente de e-mail, é possível configurar qualquer conta de e-mail POP3 dentro dele e utilizar seus recursos.

Instalação

Download no site do desenvolvedor

Tipo

Gratuito.

Plataformas

Integrada.