Não importa sua profissão, qualquer um hoje em dia pode criar um site funcional utilizando as ferramentas certas.

A mais popular dessas ferramentasconstrutores de sites e sistemas de gerenciamento de conteúdodeu início a uma nova era de web design.

Com cada vez mais pessoas e empresas on-line, você pode estar procurando uma ferramenta para criar ou redesenhar seu site.

Digamos que você esteja planejando criar um site para seu restaurante e seus principais objetivos sejam lançar o site de forma fácil e rápida, manter os custos baixos e se concentrar mais no design do que na funcionalidade.

Então você provavelmente ficará melhor com um construtor de sites do que com um CMS.

Ao longo deste artigo, você aprenderá:

  • Pontos chaves do Processo de Escolha de um Construtor de Site
  • Como Aliar recursos SEO ao seu Site
  • Links Úteis de Complemento

Sem mais delongas, vamos !

Como escolher o melhor construtor de sites

Se você decidiu que gostaria de usar um determinado construtor de sites para criar seu site, você restringiu significativamente sua seleção. Mas ainda existem centenas de opções disponíveis no mercado de construtores de sites.

Ao avaliar diferentes construtores de sites, você deve considerar seu custo, funcionalidade integrada e flexibilidade, entre outros fatores. Isso garantirá que você escolha o melhor dos diversos website builders disponíveis no mercado, que vão se adequar às suas necessidades.

Vamos dar uma olhada nesses fatores a seguir.

Custo

O orçamento é um fator importante a considerar ao decidir sobre um construtor de sites.

Na verdade, pode ser seu critério número um por alguns motivos.

Em primeiro lugar, pode ajudar a descartar opções muito caras. Um construtor de sites que tem todos os recursos e extensões que você deseja, mas está fora do seu orçamento, não é a escolha certa para o seu site.

Em segundo lugar, o orçamento também pode ajudar a priorizar quais recursos são essenciais e quais são essenciais.

Você pode querer ter anúncios em seu site, por exemplo, se o construtor de sites for gratuito.

Ou você pode estar disposto a pagar mais por uma plataforma com funcionalidade integrada robusta, para que não precise se preocupar em gastar dinheiro mais tarde para extensões e integrações de terceiros.

Isso nos leva ao nosso próximo ponto.

Recursos prontos para uso

Ao avaliar diferentes construtores de sites, considere sua funcionalidade integrada.

Ele Oferece todos os recursos de que você precisa?

Talvez você esteja criando um blog pessoal e deva ter um recurso de salvamento automático, um editor de arrastar e soltar e modelos desenvolvidos especialmente para blogs.

Ao verificar se o construtor de sites oferece esses recursos, você não terá que se preocupar em instalar uma extensão ou viver sem esse recurso depois de construir seu site.

Vamos passar ao nosso critério final.

Extensões e Plugins

Não importa quantos recursos um construtor de sites ofereça pronto para uso, é improvável que ele tenha todos os recursos de que todo proprietário de site precisa para seu site.

Nesse caso, é bom verificar se a ferramenta oferece extensões ou plugins de terceiros.

Isso garantirá que você possa adicionar quaisquer recursos ausentes, como formulários e bate-papo ao vivo, ao seu site.

Ao examinar a seleção de complementos de um construtor de sites, verifique quantos são gratuitos e quantos são premium.

Se a maioria dos complementos for premium, você deve levar isso em consideração em seu orçamento.

Estabelecendo as bases de seu Site para Recursos SEO

Para construir uma estratégia de SEO de ecommerce forte, você precisará começar com uma base sólida. Uma base sólida apóia seus outros esforços de SEO, o que a torna muito importante.

Temos algumas dicas que podem te ajudar a unir recursos SEO em seu site.

Vamos a eles!

Torne sua loja online compatível com dispositivos móveis

Atualmente, cerca de 54,8% do tráfego do site vem de dispositivos móveis ou tablets. Se você não quiser perder esse tráfego, é necessário otimizá-lo.

Existem duas maneiras de fazer isso.

Primeiro, sempre escolha um tema compatível com dispositivos móveis ao criar uma loja online. Temas otimizados para celular adaptam links, imagens e layout de seu site aos dispositivos de seu leitor.

Depois de escolher um tema compatível com dispositivos móveis, você também precisará usar as assim chamadas Accelerated Mobile Pages (AMP).

As AMPs são um projeto de código aberto que visa fazer o conteúdo móvel carregar rapidamente, hospedando versões em cache das páginas do site no Google AMP Cache.

Instale um certificado SSL

É sempre bom passar confiança e seriedade aos seus visitantes. Para isso, instale um certificado SSL (Secure Sockets Layers).

Um certificado SSL criptografa as conexões dos visitantes do seu site.

Essa criptografia mantém os dados do seu visitante seguros e melhora a classificação do seu mecanismo de pesquisapois os mecanismos de pesquisa priorizam sites de comércio eletrônico com certificados SSL.

Você pode obter um certificado SSL diretamente com o host do seu site ou com um provedor terceirizado.

Analise seus concorrentes

Entender seu concorrente é fundamental para superá-lo. Para isso, você deseja identificar seus concorrentes mais próximos e destacar os pontos fracos em seu SEO.

Outros fatores importantes que podem ajudar

Aqui, listamos outros fatores que podem dar um boost muito importante para seu negócio online.

Confira-os a seguir:

  • Pesquisa de palavras chave
  • Aumente a autoridade do seu site
  • Sempre se mantenha atualizado

Conclusão

Vimos ao longo do artigo que existem vários fatores a se levar em consideração antes de escolher seu website builder de preferência.

Siga os passos listados, e confira os links complementares mencionados ao longo do artigo para uma melhor compreensão.

E embora o SEO para ecommerce possa ser demorado, o mesmo é um investimento valioso que toda empresa precisa fazer.

Agora que você tem as ferramentas e o conhecimento para melhorar o SEO do seu site, é hora de agir. Não deixe para amanhã, e aplique as dicas mencionadas o mais rápido possível!