O que é hospedagem ilimitada ?

É um site poder utilizar todos os recursos que necessitar como: taxa de transferência, espaço em disco, contas de e-mail, banco de dados, contas de FTP, etc. sem se preocupar com o tamanho ou limite.

Infelizmente é inviável tecnicamente um provedor de hospedagem compartilhada de sites oferecer tais recursos. Há um limite técnico para a quantidade de dados que podem ser transferidos a qualquer momento, da mesma forma o disco rígido de um servidor web tem uma quantidade limitada de espaço, determinada pelo tamanho físico do disco rígido. Ambos são finitos e mercadorias que custam dinheiro.

Para saber o limite real de cada plano de hospedagem basta ler o TOS(termo de serviço). Ele geralmente está localizado no rodapé da página de cada provedor de hospedagem.

Taxa de transferência ilimitada

Largura de taxa de transferência é a quantidade de dados que podem ser transferidos entre a conta de hospedagem e o servidor. Nenhum provedor de hospedagem pode realmente oferecer taxa de transferência ilimitada, uma vez que a taxa de transferência da rede e até mesmo da própria Internet está fisicamente limitada.

As limitações de que estou falando são quase incompreensíveis e jamais seriam alcançadas por uma única conta de hospedagem. A verdade é que um servidor tem em média 5 TB de banda por mês para dividir entre todas as contas de hospedagem alocadas. Embora essa seja uma quantidade imensa, não é ilimitada.

A diferença com relação ao espaço em disco é que a taxa de transferência é virtual e não física, pode ser sofrer upgrade em questão de segundos de acordo com seu uso.

Espaço em disco ilimitado

Espaço em disco é a quantidade de espaço que o provedor de hospedagem permite que o seu site ocupe no disco rígido do servidor. Todo mundo sabe que os discos rígidos têm uma capacidade limitada, podendo ser de 500 GB, 1 TB, 2 TB, assim por diante.

Porém muitos provedores afirmam que eles fornecem espaço em disco ilimitado. A verdade por trás é que inicialmente fornecem espaço limitado de 25 GB ou 50 GB e mais tarde, se precisar de mais espaço vão aumentando gradativamente ou deve ser aberto um chamado solicitando.

O lado bom da história é que salvo raras excessões, a maioria dos sites não usam nem 2 GB de espaço em disco. Mesmo tendo limite, a curto prazo você não deve se preocupar, exceto se utilizar muitas contas de e-mail.

 

Prática

Vimos na teoria como é, vamos ver na prática como funciona.

Na imagem abaixo de 08/08/2013 às 12:20, de um servidor de hospedagem de um provedor bastante popular no Brasil, vemos que a partição /home/storage responsável por armazenar o conteúdo das contas de hospedagem tem capacidade para 2.9 TB e já possui 2.4 TB em uso, chegando a um índice preocupante de 83% de ocupação

Nesta outra imagem abaixo comprovamos o espaço em disco livre de apenas 17%. Há uma estimativa de que este servidor possua cerca de 1.000 contas de hospedagem, se cada uma aumentar seu espaço em disco em apenas 520 MB, não haverá mais espaço livre para publicar arquivos no HD.

 

Conclusão

Grandes provedores de hospedagem normalmente tem capacidade excedente de recursos que jamais seriam usados por um único site. A maioria dos sites só precisa de poucos recursos do servidor para executar suas operações diárias.

Vendo que a maioria dos recursos em seus servidores ficam vazios, os provedores de hospedagem permitem que os clientes usem esses recursos excedentes e chamam isso de hospedagem ilimitada.

Se você der sorte de ter o seu site colocado em um servidor com contas de hospedagem que utilizam poucos recursos, o seu site vai poder usar esses recursos excedentes gratuitamente, mesmo sendo um site grande. Caso contrário poderá enfrentar problemas no uso dos recursos como lentidão, sobrecarga, congestionamento, erros, etc.

Este caso de “hospedagem ilimitada” com provedores de hospedagem é bastante parecido com o caso da velocidade de banda larga com provedores de acesso, que só se comprometem a fornecer 10% da velocidade contratada, inclusive conforme descrito em seus termos de serviço.

O consumidor muitas vezes sem conhecimentos técnicos avançados, é levado a ser ludibriado com esta propaganda enganosa.