Introdução
A transferência de uma conta de hospedagem para um novo provedor pode não ser um processo simples para quem não possui experiência. Pensando nisso listamos abaixo o passo a passo para que este processo ocorra sem problemas.
De qualquer forma, caso você esteja transferindo sua conta de hospedagem para nosso provedor poderá abrir um chamado em nossa área do cliente para que possamos auxiliá-lo nessa tarefa.
Contratação
- Não cancele o serviço de hospedagem de seu antigo provedor, nem informe sobre o cancelamento para evitar qualquer tipo de represália. É muito importante que você mantenha os dois serviços ativos por um período de tempo.
- Preencha o formulário de contratação de seu novo provedor de hospedagem.
- Realize o pagamento do serviço de hospedagem e aguarde a compensação bancária.
- Aguarde o envio do e-mail de boas vindas comprovando que a sua conta de hospedagem foi criada com sucesso. O e-mail de boas vindas conterá as instruções gerais de uso, DNS, nome de usuário e senha para login no painel de controle cPanel.
Migração cPanel
Caso o seu antigo provedor não utilize como plataforma de hospedagem o painel de controle cPanel, pule para a etapa Migração sem cPanel.
Migração Automática
- Abra um chamado em nossa área do cliente informando o nome de usuário e senha de sua conta de hospedagem de seu antigo provedor. Nossa equipe técnica tentará realizar a migração automaticamente pela opção “Copy an Account From Another Server With an Account Password” do Web Host Manager, porém isso dependerá da versão do cPanel utilizada pelo seu antigo provedor e se ele suporta a geração de backups automáticos.
- Caso a migração ocorra normalmente, o diretório public_html, contas de FTP, banco de dados, contas de e-mail, mensagens, etc. já estarão disponíveis em seu novo provedor.
Migração Manual com Backup
- Caso a migração não possa ser realizada automaticamente por algum problema, informaremos a você no chamado. Neste caso terá que ser realizada manualmente. Acesse o painel de controle de seu antigo provedor, clique na opção “Backups” e em seguida no botão “Download ou Gerar um backup completo”.
- Será gerado um arquivo em formato .tar.gz para download correspondente a sua conta de hospedagem compactada. Dependendo do tamanho de sua conta de hospedagem o download poderá demorar.
- Com o arquivo baixado em seu computador. Logue no painel de controle cPanel de seu atual provedor com o nome de usuário e senhas fornecidos no e-mail de boas vindas, clique na opção “Backups”, localize a opção Restaurar Backup do Diretório “Home”, clique no botão “Selecionar arquivo…”, selecione o arquivo de backup salvo em seu computador e clique no botão “Upload”. Dependendo do tamanho de sua conta de hospedagem o upload poderá demorar.
- Caso a migração ocorra normalmente, o diretório public_html, contas de FTP, banco de dados, contas de e-mail, mensagens, etc. já estarão disponíveis em seu novo provedor.
Migração sem cPanel
- Caso o antigo provedor utilize uma plataforma de hospedagem diferente do cPanel ocasionará em um trabalho maior. Logue no FTP de seu antigo provedor e transfira o conteúdo de sua conta de hospedagem para um diretório em seu computador.
- Após concluída a transferência por FTP. Realize download dos bancos de dados, também realize download das mensagens de e-mail através do protocolo POP3. A maioria dos clientes de e-mail suportam o protocolo POP3.
- Logue no FTP de seu novo provedor através do nome de usuário e senha enviados no e-mail de boas vindas e transfira o conteúdo do seu computador para sua conta de hospedagem dentro no diretório “public_html”.
- Após concluída a transferência por FTP. Logue no painel de controle cPanel de seu novo provedor através do nome de usuário e senha enviados no e-mail de boas vindas, crie manualmente todas as contas de e-mail, bancos de dados, contas de FTP, etc.
- É possível sincronizar as mensagens das contas de e-mail do seu cliente de e-mail com o webmail de seu novo provedor através do protocolo IMAP.
- Devido ao padrão de nomenclatura do cPanel, possivelmente as conexões do banco de dados mySQL terão que ser refeitas para que os aplicativos dinâmicos funcionem em sua conta de hospedagem.
Alteração de DNS
- Os servidores DNS de seu novo provedor foram enviados no e-mail de boas vindas. Eles geralmente têm o seguinte formato: ns1.melhorweb.com.br e ns2.melhorweb.com.br.
- Logue na empresa onde você registrou seu domínio e faça a alteração dos novos DNS. No Registro.br você deverá informá-los no campo: servidor master e servidor slave1.
- Caso você tenha registrado seu domínio com a MelhorWeb, abra um chamado em nossa área do cliente com esta solicitação.
Propagação de DNS
- Com as mudanças de DNS realizadas, você precisará aguardar o período de até 24 horas antes que seu site passe a ser carregado a partir do novo provedor.
- Durante esse período de 24 horas, os novos DNS se propagarão pela internet, seu site poderá carregar no antigo ou no novo provedor. Assim que o período de propagação terminar, seu site carregará somente no novo provedor. Por isso é importante que a alteração de DNS ocorra fora do horário comercial, preferencialmente numa sexta-feira à noite.
- Após concluído o período de propagação, certifique-se que todos os recursos de sua conta de hospedagem estejam completamente operacionais em seu novo provedor. Em caso positivo, cancele formalmente o serviço de hospedagem com seu antigo provedor. Caso tenha registrado o domínio com eles, não cancele este serviço.
Excelente artigo sobre migração de hospedagem, muito explicativo!