Introdução

O Skype oferece um serviço no Brasil chamado de número on-line, também conhecido internacionalmente por Skype in. O serviço consiste em pagar uma mensalidade ao Skype e em troca ter um número fixo virtual escolhido por você, podendo atender as ligações dele diretamente pela sua conta no Skype.

A solução é fantástica na medida que permite atender ligações de um número fixo, até de outro DDD, diretamente no smartphone, bastando esse smartphone ser compatível com o aplicativo do Skype e estar conectado a uma boa internet.

Nossa idéia era testar o serviço por algumas semanas e constatando a qualidade das ligações, migrarmos para Voip definitivamente.

Contratação do Serviço

Contratamos o serviço em 16/10/2012 às 12:00 para uso comercial. Optamos pelo número on-line +55 (21) 3942-4239, o menor período possível é trimestral e não há opção de período de arrependimento ou testes.

Minutos depois de realizarmos o pagamento por PayPal, o Skype nos retornou com um e-mail informando que a linha escolhida já estava ativa e já funcionando para uso. Apenas resaltou que algumas operadoras poderiam levar até 1h para reconhecer o número.

Testes

Aguardamos o período estabelecido e o número on-line não recebia ligações de nenhuma operadora seja de telefonia fixa ou móvel. A mensagem era que este número era inexistente. Apenas como transparência a você leitor, testamos através das operadoras Oi fixo, Vivo móvel, GVT fixo e Net fixo.

Realizamos constantes testes no mesmo dia, porém sem sucesso. Por volta das 19h o número on-line já recebia ligações da operadora Claro móvel e Oi fixo apenas.

Acreditávamos que pudesse ser algo relacionado a propagação do número na rede de telefonia, entretanto, como o Skype informou que levaria no máximo 1h, decidimos reportar o problema após esse período.

Suporte Técnico do Skype

No site do Skype o atendimento pessoal é escondido, sendo necessário percorrer vários links até encontrar o artigo que explica como entrar em contato com o Skype. Skype é uma empresa mundialmente conhecida por soluções em Voip, porém paradoxalmente não oferece um mísero telefone de contato. As opções de atendimento são limitadas:

É difícil dizer qual das 3 opções é a pior. Optamos pelo chat, no mesmo dia da contratação o operador testou nosso número e conseguimos receber a ligação internacional restrita, porém não sabemos como foi realizado o teste, se da rede interna do Skype ou de uma operadora independente. O fato é que isso não indicava nem apontava a solução do nosso problema, visto que não estávamos recebendo ligação de linhas do Brasil. O teste deveria ser feito do Brasil.

O operador informou que abriria um chamado e a resposta viria por e-mail. Aguardamos mais um dia e nada de resposta, nada de nosso número funcionar.

Já no 2º dia sem serviço, em 17/10/2012, resolvemos solicitar atendimento por e-mail e recebemos a absurda resposta abaixo:

Olá,

Obrigado por contatar o serviço de atendimento ao cliente da Skype.

Compreendemos a sua preocupação relativamente ao seu Numero Online que não esta recebendo chamadas. E prazer ajudar lhe.

Fizemos uma chamada de teste para o seu número online e a chamada foi atendida . Seu número parece estar ativado e funcionando corretamente.

Algumas companhias telefônicas não conseguem estabelecer uma conexão com alguns números online. Sugerimos que entre diretamente em contato com elas para obter mais informações. Se for um problema com a operadora, infelizmente ele estará fora do nosso controle.

Se o problema persistir então por favor informe no o seu sistema operativo.

Se precisar de mais assistência, entre em contato conosco novamente.

Ou seja, o consumidor que contratou um serviço no Skype de boa fé é que precisa entrar em contato com todas as operadoras do Brasil para que seu número seja aceito ? No momento da contratação do serviço isso não foi informado, nem informado de que o número só funcionaria parcialmente.

Em 18/10/2012 recebemos uma nova resposta em inglês, praticamente traduzida da anterior:

Following your chat support session with our colleague, I’m here to help you further with unable to receive calls on your Online Number.

We have called your Skype Number +552139424239 and it appears that it is active and working. However, if you are unable to receive calls, please make sure that you are not signed in on more than one computer/device. Being logged in at more than one location can interfere with the settings. It is also important to have the same settings on both computers/devices. Please note that if you are using any type of device you will need to configure it according to the user manual.

If the problem is still unresolved then it could be possible that Skype program has been blocked by these service providers.  Unfortunately, some phone service providers do block VOiP number and there is very little that we can do about this situation.  The best course of action would be for you to contact these providers and clarify with them why you are unable to call the Skype Number.

Thank you for your patience and understanding. Should any further issues arise, please feel free to contact us again.

Suporte Técnico da Operadora Nacional

Pesquisando na internet encontramos informações que a Skype operava no Brasil através da operadora nacional GT Group.

Entramos em contato por telefone no mesmo dia diretamente com a operadora e o atendente nos informou que testariam e retornariam o contato em 24 horas. Estamos aguardando até hoje…

Entramos em contato novamente no dia seguinte, 19/10/2012 com a GT Group que constatou o problema e ficou de nos retornar. Dessa vez retornou no mesmo dia, informando que algumas operadoras não estavam reconhecendo o número e que já tinham aberto um protocolo de atendimento nelas e que o prazo para a solução seria de 48 horas.

Tomamos a liberdade de entrar em contato com a operadora GVT que resolveu o problema em poucas horas.

Quatro dias depois o problema ainda persistia, não recebendo ligações de Vivo móvel e Nextel rádio por exemplo. Já recebíamos de Oi fixo, Net fixo, GVT fixo e Claro móvel. Infelizmente não temos tempo, nem condições de testar de todas as operadoras, porém se o problema já ocorria nas maiores, há de se supor que com as menores não seria muito diferente.

Suporte Técnico Geral

Interagimos outras vezes com o suporte técnico do Skype passando as operadoras, números, data e hora que não conseguíamos ligar para nosso número on-line, porém nenhuma solução efetiva foi apresentada.

Tanto o Skype quanto a GT Group responderam nossas solicitações, porém foram ineficazes na solução do problema, demonstrando até um certo descaso. A impressão que passou é que já conhecem bem o problema, sabem que oferecem um serviço que não funciona e tentam empurrar guela abaixo do consumidor.

Não sabemos se o problema é do Skype, da GT Group ou  das operadoras nacionais que bloqueiam números on-line, o fato é que como consumidores nos sentimos lesados e desaconselhamos fortemente o uso deste serviço do Skype e até de outros caso você tenha interesse. Afinal de contas, se a postura da empresa não foi correta neste serviço, porque nos outros seria ?

Cancelamento e Estorno do Serviço não Prestado

Em 22/10/2012 solicitamos estorno do valor pago antecipadamente, porém o Skype se recusa por política interna a estornar seus clientes, mesmo quando o serviço comprovadamente não foi prestado. Como a GT Group é quem emite as notas fiscais pelo Skype no Brasil, ainda estudaremos as medidas judiciais cabíveis.

Outros Casos de Desrespeito ao Consumidor

Em nossa busca pela internet, encontramos outros consumidores lesados pelo Skype e em situações muito piores que as nossas.

Em 2011 o Skype cancelou todas as linhas do número on-line sem aviso prévio, consumidores que pagaram antecipadamente, que utilizavam o número há anos, já divulgado em pnafletos, anúncios, cartões de visitas, etc. perderam da noite para o dia os seus números comerciais e  não puderam sequer fazer portabilidade: http://blogs.skype.com/pt/2011/05/numeros_online_skype.html

Esta atitude do Skype causou tanta revolta que o blog “Fui Lesado pela Skype” foi criado: http://fuilesadopelaskype.wordpress.com

No site Reclame Aqui há inúmeras reclamações sobre o serviço do Skype sem qualquer resposta da empresa: http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=10682&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

Torcemos que alguma providência ou intervenção seja tomada o mais breve possível pela Anatel.

Reclamação

Após nossas reclamações, a operadora nacional GT Group se mostrou bastante atenciosa, tendo nos ligado quase diariamente a fim de averiguar se o problema havia sido corrigido com as demais operadoras e após um mês finalmente foi. Não testamos de todas as operadoras, porém as maiores operadoras conseguem ligar e receber chamadas de nosso número do Skype.

O Skype por sua vez nos concedeu um cupom de um mês grátis em razão dos transtornos iniciais. O cupum nunca funcionou para o número que tinhamos contratado. O cupom só poderia ser habilitado em um novo número on-line, dessa forma não nos serviu.

O Skype também nos concedeu um cupom com créditos de R$ 50,00 em ligações, utilizamos e não constatamos problema, a qualidade das ligações foi muito boa.

Conclusão

Alguns problemas de inconstância e instabilidade no número on-line continuaram ocorrendo com frequência, mesmo muito antes do término do período de 3 meses que havíamos contratado, dessa forma decidimos não renovar o serviço, pois o avaliamos ser de má qualidade, não aprovamos a conduta da empresa e avaliamos ser um péssimo custo x benefício.

Se você desejar contratar o serviço de número on-line do Skype, saiba antecipadamente dos riscos e dos problemas que poderá enfrentar.