Um dia você acessa o seu site e descobre que na página inicial há uma informação de que seu site foi hackeado. O que fazer ?

Leia abaixo as medidas que você deve tomar e o que fazer para evitar que isso ocorra novamente.

Senha

Altere todas as suas senhas online. Senha de acesso ao painel de controle cPanel, senha de FTP, senha de acesso ao painel administrativo do site (se houver), senha das contas de e-mail, senha do usuário do banco de dados, etc.

Saiba mais sobre os cuidados fundamentais com a senha.

CMS Gerenciadores de Conteúdo

Caso utilize algum CMS gerenciador de conteúdo como WordPress, Joomla, Drupal, etc. certifique-se de que o CMS gerenciador de conteúdo esteja atualizado na última versão estável disponível. Muitos hackers e crackers vasculham a internet procurando por sites que ainda estão utilizando versões antigas e não corrigiram bugs e vulnerabilidades em seu código-fonte, já publicamente conhecidas pelos desenvolvedores.

A maioria dos sites invadidos utilizam algum CMS gerenciador de conteúdo completamente desatualizado tornando fácil a tarefa do invasor.

Backup

Caso seja nosso cliente de hospedagem, você pode baixar e restaurar versões de backup através do painel de controle cPanel. Nossos servidores possuem rotinas automáticas de backup.

Apesar de nossas rotinas automáticas de backup, crie o hábito de você mesmo realizar backup regularmente de sua conta de hospedagem. Agende um backup pessoal pelo menos uma vez por mês, de modo a salvar uma cópia de seu site em seu computador pessoal apenas por questão de prevenção e segurança.