O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para medir as estatísticas de acesso a um site. Através dele é possível analisar uma grande quantidade de métricas pelo período que for determinado.

Você também pode programar o recebimento de um relatório periódico das métricas que desejar por e-mail, por exemplo nossos clientes de desenvolvimento de sites recebem mensalmente um relatório estatístico por e-mail no dia primeiro de cada mês.

Criando um Relatório Personalizado

Logue no Google Analytics, será listada a relação de sites que você tem cadastro, caso você só possua apenas um site será mais simples identificá-lo. Clique no nome do site que você deseja programar o relatório, ele será precedido por um ícone do globo terrestre.

Em seguida no painel administrativo, clique na aba Personalização e em seguida no botão + Novo Relatório Personalizado.

Nessa etapa você vai montar um relatório personalizado conforme deseja: com o nome, conteúdo, métricas, filtros, propriedade, etc. Vamos nomeá-lo por exemplo de relatório mensal de acesso.

Na imagem abaixo você poderá identificar as métricas que utilizamos.

Criando o E-mail Programado

Após criado nosso relatório mensal de acesso, clique no nome dele, em seguida na opção E-mail.

Será aberto um pop-in com as opções de programação:

  • O campo de é o remetente do e-mail, corresponde a sua conta do Google. Infelizmente não é possível modificar este e-mail.
  • O campo para é o destinatário do e-mail, caso deseje mais de um, digite os e-mails separados por vírgula.
  • O campo assunto é o assunto do e-mail, recomendamos inserir o nome do domínio por questão de organização.
  • O campo anexos é o tipo de anexo que o destinatário receberá. O PDF e XLS são tipos bastante populares.
  • O campo frequência é o período de envio, há 5 opções: uma vez, diário, semanal, mensal e trimestral.
  • Em opções avançadas é configurado o período que esta programação ficará ativa.
  • No corpo do e-mail coloque um texto que geralmente é padronizado. Infelizmente o maior período ativo possível é de 12 meses.

Clique em enviar para salvar a programação.

Para editar um e-mail programado, clique na aba Administrador > E-mails Programados e clique no assunto do e-mail para editá-lo.

Aviso

O Google Analytics está em constante atualização. É possível que algumas opções ou caminhos informados neste chamado tenham sido modificados ao decorrer do tempo, entretanto a lógica de e-mail programados permanece a mesma, bastando a você se orientar pelas imagens que publicamos.