Introdução

Migração consiste na transferência de conteúdo de uma ou mais contas de hospedagem do servidor atual para um novo servidor e em seguida da troca de DNS do domínio principal ou de todos os domínios envolvidos no provedor de registro.

A migração ocorre por uma necessidade técnica seja emergencial, melhoria na performance, upgrade de hardware, upgrade de software, descoberta de um problema, etc.

Antes de solicitar ou realizarmos uma migração é necessário que você tenha alguns cuidados em mente.

Período

A migração é realizada fora do horário comercial das 18h às 6h, por ser um período de pouco acesso e uso do servidor por parte de clientes e usuários.

Devido a isso o risco do servidor ficar congestionado pela tarefa de migração é menor, ela também ocorre mais rápido do que em horário comercial.

Outro ponto é a possibilidade de não migrar arquivos modificados durante ou após a migração fora do horário comercial é menor. Por isso evite manipular, modificar ou atualizar seus dados durante o período de migração de modo a diminuir a defasagem de dados.

Tipo de Transferência

As contas de hospedagem com até 10 GB de tamanho são migradas em tempo real, isto é, exatamente como estão naquele momento no servidor atual são transferidas para o novo servidor.

As contas de hospedagem com tamanho superior a 10 GB são migradas compactadas no formato .tar.gz, através do backup semanal realizado domingo a partir do primeiro minuto.

Defasagem de Dados

Por mais rápida que seja a migração, mesmo em tempo real, é natural que haja alguma defasagem de dados seja de banco de dados, e-mails ou arquivos do site.

Vamos supôr que a migração em tempo real comece às 18h e termine às 19h, isto é, já haverá uma cópia da conta de hospedagem no servidor novo. Enquanto os DNS não forem alterados no provedor de registro, o banco de dados, e-mails, arquivos e o próprio site continuarão apontando para o servidor atual, com isso qualquer inclusão, exclusão ou modificação em qualquer dado a partir das 18h não corresponderá a cópia já existente no servidor novo.

Da mesma forma se a migração ocorrer numa quarta-feira utilizando cópias do backup semanal de domingo, haverá 3 dias de defasagem entre as contas de hospedagem do servidor atual e do servidor novo.

Isso não é motivo de desespero, assim que a migração for concluída nossa equipe informará através de chamado e você deverá alterar os DNS do domínio ou aguardar a propagação dos DNS do domínio principal.

Assim que os DNS forem propagados pela internet (período que leva 6h em média) e seu domínio já responder no IP do novo servidor, você deverá interagir no chamado existente sobre a migração, informando o nome do banco de dados e dos arquivos que não foram migrados ou ficaram com defasados.

Neste caso a migração destes dados ocorrerá manualmente e será mais lenta que a migração completa da conta de hospedagem.

 

Integridade de Dados

Há uma remota possibilidade que durante a migração em tempo real ou através do backup semanal algum dado esteja corrompido ou com erro. Neste caso a migração terá que ser avaliada para identificarmos se o problema é específico em um arquivo, banco de dados ou em toda conta de hospedagem.

Caso o problema seja específico em algum arquivo ou banco de dados, a migração ocorrerá manualmente a fim de corrigir o problema de forma prática.

Caso o problema seja de toda conta de hospedagem, uma nova migração do zero será iniciada.