Instagram

Para fazer marketing nessa rede, uma publicação diária já é suficiente — mas você pode postar cerca de três conteúdos por dia, desde que sejam relevantes, variando entre imagens e vídeos.

Como o seu foco está nas imagens, é imprescindível que elas sejam de qualidade, estejam condizentes com o perfil da empresa e que passem sua mensagem ao público.

Assim como no Twitter, fazer um uso estratégico de hashtags é muito recomendado para o Instagram.

Além disso, para deixar o público mais próximo, uma possibilidade é compartilhar os bastidores da empresa, mostrando como funciona o dia a dia e os serviços prestados. Tutoriais também devem ser considerados como uma alternativa de conteúdo.

Publicação e Engajamento

Cada publicação será entregue para mais ou menos 10% do total de seguidores, mas caso tenha um bom engajamento nas primeiras 24 horas pode ser entregue para os outros 90%. Ainda não consegui a métrica para saber exatamente o que seria esse “bom engajamento”. Com os perfis que uso, nas primeiras 24 horas as publicações tem em média 20% de alcance. Esse valor varia de acordo com o número de engajamento nos primeiros minutos.

O que eu percebo que dentro dessa porcentagem tem pessoas que sempre engajam com o perfil, outras que o Instagram acredita que vão gostar do post e uma outra parte aleatória. Nesse sentido, se tiver seguidores comprados ou inativos, o Instagram pode entregar para eles e não ter engajamento. Logo, a publicação perderá alcance.

Para o algoritmo do Instagram 2018, os primeiros 20 minutos são bastantes importantes. Quanto maior for o engajamento nesse período mais alcance a publicação vai ter.

Comentários contam muito mais como engajamento do que curtidas. Mas atenção: os comentários curtos ou somente com emoji podem ser considerados SPAM e não contam como engajamento. Para que conte como bom engajamento tem que ter no mínimo 4 palavras.

  • Responder os comentários em até 60 minutos aumenta o alcance da publicação.
  • Publicações que são compartilhadas por mensagem direta e salvas também ajudam no engajamento.

Hashtags

Como sabemos, o número máximo é de 30 hashtags para cada publicação, mas o recomendado agora é usar em torno de 5. Mais do que isso pode ser considerado SPAM. Além disso, para ter maior relevância elas devem ser colocadas na própria legenda e não nos comentários como muita gente costuma fazer.

As hashtags também devem ser diferentes em cada post. Se você usar sempre às mesmas para todos os posts pode correr o risco de parece SPAM e não aparecer nas publicações das hashtags mencionadas.

A estratégias que muitos vem adotando é a de escolher hashtaggs maiores e menores, chamada de 10/10/10.

Exemplo: 2 grandes, 2 médias e 2 pequenas.

  1. Menores: até 50.000 posts
  2. Médias: entre 50.000 e 200.000 postagens
  3. Maiores: mais que 200.000 postatagens

Nas com menor número de publicações, seu post pode ter uma maior relevância. Nas grandes, pode ter mais oportunidades mas a concorrência é muito maior. Fazer um equilíbrio é uma boa estratégia para conseguir um pouco de cada.

Para escolher bem as hashtags, você pode fazer uma busca no próprio aplicativo, observar de outros usuários do mesmo nicho ou usar algumas ferramentas como: Displaypurposes

Depois de escolher as melhores, coloque no seu bloco de notas. Mas lembre-se: mude sempre, pois repetir as mesmas pode ser considerado SPAM.