Webinário do TCETO orienta 53 municípios do norte do Tocantins para o Dia “D” da Primeira Infância
Webinário do TCETO orienta 53 municípios do norte do Tocantins para o Dia “D” da Primeira Infância
54 Visualizações
Publicado: 23 de outubro de 2025 – Última Alteração: 23 de outubro de 2025

Encontro reforçou a importância do planejamento e da mobilização social na execução das políticas públicas voltadas à infância
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) realizou, nesta quarta-feira, 22 de outubro, o 5º Webinário de preparação para o Dia “D” da Primeira Infância. Desta vez, o encontro virtual foi voltado aos 53 municípios das regiões do Bico do Papagaio e do Véu da Noiva, com o objetivo de orientar gestores e equipes municipais sobre o planejamento e a execução das ações previstas para o evento, que acontecerá em 29 de novembro de 2025.
Com o tema “Boas práticas, planejamento do Dia D da Aliança pela Primeira Infância e sistematização de indicadores”, o webinário destacou a importância do envolvimento dos gestores públicos e da sociedade no fortalecimento das políticas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
A coordenadora técnica do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, Dagmar Gemelli, reforçou que o Tribunal enviou ofícios aos 133 municípios tocantinenses, alertando sobre a necessidade de se preparar com antecedência para o Dia D. Segundo ela, o sucesso das ações depende da articulação das equipes municipais e da criação de comissões intersetoriais que identifiquem os indicadores sociais, as vulnerabilidades locais e proponham estratégias de melhoria.
Dagmar também orientou que o espaço ideal para as atividades são escolas ou ginásios de esportes, locais de fácil acesso à comunidade. Ela destacou ainda a importância do contato antecipado com os parceiros do programa, para garantir a oferta de serviços no dia do evento.
Como o Dia D será realizado em um sábado, a coordenadora recomendou que as secretarias de educação incluam a data como dia letivo no calendário escolar, garantindo a ampla participação dos alunos e profissionais da rede. “O Dia D não beneficia apenas as crianças da Primeira Infância, mas toda a comunidade. Por isso, é fundamental o envolvimento da sociedade como um todo”, ressaltou Dagmar.

Selo “Município Amigo do Futuro”
Durante o encontro, a também coordenadora técnica do programa, Thalyta Fernandes, detalhou os critérios para que os municípios conquistem o Selo Município Amigo do Futuro, que reconhece boas práticas e resultados nas ações voltadas à Primeira Infância.
De acordo com Thalyta, a avaliação será feita com base em dois eixos principais: o Eixo Sustentável, que mede resultados contínuos, e o Eixo de Indicadores Sociais, que verifica metas concretas nas áreas de saúde e educação.
Entre os requisitos estão:
Cobertura vacinal de pelo menos 95% das crianças de 0 a 1 ano, incluindo ações extramuros (fora das unidades de saúde, em locais de difícil acesso);
Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ao Selo Unicef;
Manutenção do Cadastro Ativo de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (Sisloglab);
Redução da taxa de sífilis congênita, uma das mais altas do país;
E, na educação, a alfabetização de 55% das crianças do 2º ano do ensino fundamental até o fim de 2025, alcançando 100% até 2030.
“É preciso o esforço conjunto de todos — prefeitos, secretarias e servidores — para que os municípios atinjam essas metas, que vão beneficiar não apenas as crianças, mas também suas famílias e toda a sociedade”, concluiu Thalyta.