Vacine seu futuro: MPRN lança campanha de vacinação infantil
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 62ª Promotoria de Justiça de Natal, lançou uma campanha institucional de incentivo à vacinação, especialmente voltada ao público infanto-juvenil. A iniciativa surge em resposta aos baixos índices de adesão ao calendário vacinal ofertado no Sistema Único de Saúde. O nome “Vacine seu futuro” atua como um convite para o cuidado com todas as gerações a partir da infância com o slogan “A dose é hoje. A proteção é para sempre!”.
O Órgão Ministerial acompanha a atuação de unidades de saúde e, inclusive, monitora as salas de vacinas verificando a disponibilidade, estoque e controle vacinal. Além disso, observa os indicadores de metas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Hoje há uma preocupação com a ocorrência de doenças anteriormente tidas como erradicadas, a exemplo do sarampo, coqueluche e poliomielite. Entre os quadros preocupantes, temos a situação da vacina do HPV, que é responsável por proteger nossas crianças e adolescentes com potencial de reduzir os casos de câncer de colo de útero, órgãos genitais e cabeça e pescoço. Mesmo assim, percebemos que existe uma falta de adesão da população em buscar a prevenção de doenças evitáveis. Precisamos fomentar essa proteção”, registra a promotora de Justiça Elaine Cardoso, responsável pela campanha.
Diante desse quadro, o MPRN realizou uma reunião para ampliar o alcance do projeto “Vacine seu futuro” convidando entidades da saúde pública e organizações sociais. O conteúdo da iniciativa é composto por peças gráficas para as redes sociais, mas também cartazes para aplicação em instituições de ensino e marca páginas com as vacinas por faixa etária.
O material contou com a adesão da Associação Médica Brasileira (AMB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), do Rotary Club de Natal, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Educação, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da área da Saúde (Caop-Saúde), da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Cedeca Casa Renascer, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN), Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Estadual de Saúde, da Casa da Amizade, da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, e da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN).
Projeto
A campanha de vacinação faz parte de um amplo projeto da 62ª Promotoria de Justiça de Natal buscando melhorar os indicadores de imunização na capital. Além da parte publicitária de sensibilização, o projeto contemplará fiscalizações às salas de vacina e fomento de medidas de vacinação volante, como um calendário de aplicação de doses nas escolas públicas e privadas, em parceria com as entidades de ensino.
