Tecnologia e combate à receptação: roubos de celulares caem 13% em São Paulo

Publicado em: 01/11/2025 06:03

As ações das polícias Civil e Militar para combater os roubos de celulares na cidade de São Paulo resultaram na queda de 13% do crime entre janeiro e setembro deste ano. Em nove meses, foram 46,3 mil casos registrados. Já no mesmo período do ano anterior, ocorreram 53,1 mil assaltos.

O balanço realizado pela Secretaria da Segurança Pública mostra que 6,8 mil pessoas deixaram de ter o celular levado por ação dos criminosos no período analisado. Também houve redução somente no mês de setembro, de 5,2 mil para 4,7 mil roubos este ano.

No estado de São Paulo, a queda foi de 15%, chegando a 75,8 mil ocorrências em nove meses, contra 89,3 mil no ano anterior.

LEIA MAIS: Polícia Civil descobre ‘coworking do crime’ e prende nove suspeitos de estelionato em SP

Combate à receptação

Os números são resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pela atual gestão que envolvem aumento do policiamento, tecnologia e combate à receptação dos aparelhos celulares. O patrulhamento preventivo e ostensivo nas regiões com maior incidência de roubos de celulares tem sido reforçado por meio de viaturas, equipes de bicicleta e policiamento a pé.

Em paralelo, a Polícia Civil realiza operações integradas para identificar e prender receptadores e desarticular redes criminosas que alimentam o mercado ilegal.

Através do programa SP Mobile, milhares de vítimas têm conseguido recuperar o celular receptado. Os aparelhos são identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.

LEIA MAIS: PM de SP prende dupla por falsificação de remédios para diabetes e emagrecimento

Na última etapa do projeto, mais de 1,5 mil alertas foram emitidos para aparelhos rastreados com queixa de roubo. As pessoas que receberam a notificação, compareceram à delegacia para comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. (https://www.ssp.sp.gov.br/noticia/59488 )

A Secretaria de Segurança também tem utilizado a tecnologia para o enfrentamento desse tipo de crime. Em junho, a Polícia Militar de São Paulo firmou parceria com o Google para possibilitar o bloqueio dos aparelhos e sua localização em tempo real.

Desde o início da gestão, mais de 1,1 mil criminosos envolvidos com roubos ou furtos de celulares foram presos e 76 mil aparelhos foram recuperados, na operação Mobile.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SP

Compartilhar

Faça um comentário