Técnicos da educação de Roraima participam de roda de conversa sobre Base Curricular da Computação

Publicado em: 22/10/2025 22:30

Nesta terça-feira, 21, técnicos da educação participaram de uma roda de conversa sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da Computação: Perspectivas e Desafios na Educação Básica. O evento foi realizado no auditório do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) e transmitido ao vivo para alcançar profissionais das redes de ensino do interior do Estado.

A iniciativa foi promovida pelo Governo de Roraima por meio de uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Ierr, e contou com a participação online de especialistas convidados, que contribuíram com reflexões sobre a importância da computação na formação dos estudantes.

Entre os palestrantes estiveram a representante do Movimento Profissão Docente, Mariana Henriques, e o relator da Resolução nº 01 de 2022 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, Ivan Siqueira. A resolução estabelece as diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica.

Além deles, participou a chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed, Andreia Siqueira.

BNCC da Computação

A BNCC da Computação é uma complementação à Base Nacional Comum Curricular e tem como objetivo garantir que os estudantes desenvolvam competências e habilidades relacionadas à tecnologia, desde noções básicas até a resolução de problemas complexos.

Além do domínio técnico, a BNCC da Computação busca promover uma compreensão crítica, ética e responsável do uso das tecnologias, formando cidadãos preparados para atuar em um mundo cada vez mais digital. A proposta será implementada em todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Segundo a chefe da Divisão de Fortalecimento do Currículo, Andreia Siqueira, a BNCC da Computação se estrutura em três eixos principais: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital.

“O pensamento computacional envolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas; o mundo digital reflete o cotidiano com as redes e tecnologias, e nossa responsabilidade enquanto agentes digitais; já a cultura digital trabalha a ética, o comportamento e a vivência no ambiente virtual”, explicou Andreia.

Implementação em Roraima

Para efetivar essa política pública nacional no Estado, foi criada uma comissão técnica composta por profissionais da Seed e de instituições parceiras, responsável por estudar a Resolução CNE/CEB nº 01/2022 e elaborar um caderno curricular estadual voltado à computação nas escolas.

“Os próximos passos incluem a realização de uma consulta pública para que a sociedade contribua com o documento em elaboração. Depois disso, faremos os ajustes necessários e encaminharemos o material ao Conselho Estadual de Educação. Somente após essa etapa o caderno curricular chegará às escolas”, detalhou Andreia.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

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