TCE participa da 3ª Romaria da Acessibilidade
No último sábado, 25, centenas de devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram da 3ª Romaria da Acessibilidade, dedicada especialmente às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) esteve entre as instituições participantes do evento, organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré.
Ao participar da iniciativa, o TCE-PA reafirma o seu compromisso social e institucional com a promoção da acessibilidade e inclusão, atuando para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva às pessoas com deficiência.
O edifício-sede do órgão de controle serviu de ponto de apoio aos romeiros, com a oferta de banheiro, mesas, cadeiras e abafadores de ruídos para os devotos.
A apresentação do Coral em Libras na arquibancada no Largo do Redondo encantou quem seguia pelo cortejo. Fizeram parte do Coral a professora de Libras Leilane Monteiro, do Instituto Felipe Smaldone, juntamente com seus alunos, e Lorena Ratis, graduanda do curso de Letras Libras da UEPA, em conjunto com os alunos do curso Coral Mãos em Melodia.
Com o lema “Nada sobre nós sem nós”, a procissão saiu da Praça Santuário, logo depois da chegada da Romaria dos Corredores, e percorreu as avenidas Generalíssimo Deodoro, Braz de Aguiar, Quintino Bocaiúva e Nazaré, encerrando novamente na Praça Santuário, perfazendo um total de 1,45 km.
A Romaria da Acessibilidade foi idealizada para atender a um antigo desejo de devotos com deficiência e mobilidade reduzida que sonhavam em participar do Círio, mas não se sentiam aptos para participar devido à distância e à grande concentração de fiéis nas outras romarias.




