Setrabes promove primeira edição do Concurso Jovem Sustentável em Roraima  

Publicado em: 31/10/2025 15:21

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promoveu, na quarta-feira, 29, o I Concurso Jovem Sustentável. O evento teve o objetivo de incentivar a criação de soluções inovadoras e sustentáveis alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A ação, executada pela CEPPJ (Coordenação Estadual de Política Públicas para a Juventude), visa inspirar e capacitar os jovens a serem agentes de mudança para um futuro mais justo e sustentável.

Durante o evento, quatro projetos inovadores foram apresentados, mostrando a sustentabilidade como caminho para a transformação de realidades. A estudante e artesã indígena Milena Makuxi ficou em primeiro lugar, com um projeto que fomenta a economia e autonomia das comunidades por meio do artesanato.

Em segundo lugar, o estudante João Vitor Artimandes apresentou o projeto Wide Post, uma solução de baixo custo para geração de energia eólica autônoma em áreas indígenas.

Jovens Embaixadores recebem certificação.

Além disso, aconteceu a certificação de 50 jovens como Embaixadores ODS. Eles atuarão como representantes oficiais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Estado, promovendo a sustentabilidade local.

Segundo o coordenador da Juventude, Rafael Nogueira, o primeiro concurso Jovem Sustentável colocou em evidência o protagonismo de jovens roraimenses na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Quatro projetos inovadores, idealizados por talentos locais, foram apresentados, mostrando na prática como a sustentabilidade é o caminho para transformar realidades. O encontro também marcou a presença e a certificação dos Jovens Embaixadores ODS, programa pioneiro que selecionou 50 jovens em todo o estado, que será mais do que qualificação de currículos, e sim uma transformação para a vida, por eles serão multiplicadores dos ODS, levando conhecimento e ações para as comunidades”, disse.

A secretária Tânia Soares destacou que o concurso Jovem Sustentável e a certificação dos Embaixadores ODS são pontos fundamentais para Roraima.

“Estamos investindo diretamente na visão de futuro do nosso estado, capacitando jovens para que sejam a força de soluções reais e sustentáveis. Isso garante que o desenvolvimento de Roraima seja construído com inovação, autonomia e respeito”, finalizou.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Compartilhar

Faça um comentário