Seminário de Aquicultura debate novas oportunidades para a piscicultura no Piauí

Publicado em: 30/10/2025 18:50

Foi realizada, nesta quinta-feira (30), a abertura do IV Seminário Piauiense de Aquicultura, que teve como tema “Quem lança a rede, encontra oportunidades”. O evento, realizado no auditório do Sebrae em Teresina (PI), reuniu especialistas, produtores e instituições para discutir os desafios e as oportunidades do mercado de piscicultura no estado.

O seminário foi promovido pela Cooperativa de Pescado do Vale do Parnaíba (Pescoo) e pela Câmara Setorial de Piscicultura do Piauí, com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A programação contou com palestras, minicursos e painéis temáticos voltados para estratégias de mercado, espécies nativas de peixes, alimentação e sustentabilidade na produção aquícola.

Superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho (Foto: Geirlys Silva)

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, destacou que o seminário reforça o compromisso da Secretaria em apoiar e melhorar a renda dos piscicultores. “A SAF vem mostrar para esses agricultores quais são as políticas públicas que executamos e como eles podem acessá-las. É um seminário importante do ponto de vista técnico também, pois sabemos que existem muitos gargalos na produção dessa atividade”, afirmou.

O gestor também ressaltou a melhoria da Estação de Piscicultura de Nazária, que agora consegue entregar até 2,5 milhões de alevinos por ano, e a importância da Lei Estadual de Incentivo às Atividades Irrigadas e à Aquicultura, que beneficia atualmente cerca de 800 agricultores.

O presidente da Pescoo, Adriano Kleiton, destacou os principais temas debatidos durante o evento. “Foram abordados assuntos essenciais à piscicultura e à revitalização da cadeia produtiva do estado. Tratamos de nutrição, uso de probióticos e manejo do camarão em águas salobras. Tivemos também uma palestra sobre edição genômica de peixes tropicais, voltada para a evolução tecnológica do tambaqui, que é o carro-chefe da piscicultura piauiense”, pontuou.

Adriano ressaltou, ainda, que o encontro buscou incentivar a participação do pequeno produtor, especialmente dos agricultores familiares.“O cooperativismo é um caminho importante para que esses produtores possam competir com grandes empresas, garantindo apoio técnico e o fortalecimento da aquicultura no estado”, acrescentou.

Foto: Geirlys Silva

Para João Inês, presidente da Associação de Piscicultura de Lagoa Alegre, o seminário representa uma oportunidade de crescimento e aprendizado para os aquicultores.

“A gente não pode perder essas oportunidades, temos que estar aprendendo a cada dia. Muitos piscicultores do estado produzem por produzir, sem acompanhamento técnico. Aqui, a gente aprende mais sobre a piscicultura, com foco técnico e troca de experiências”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Compartilhar

Faça um comentário