Semana na Pinacoteca do Ceará tem aula aberta com Rosana Paulino e oficina infantil de bonecas Abayomi
27 de outubro de 2025 – 14:23
#oficina infantil #Pinacoteca #Rosana Paulino #semana
Ascom Pinacoteca do Ceará – Texto
Marília Camelo – Foto
Entre 29 de outubro e 2 de novembro, museu oferece também Pouso do Trabalhador, Yoga ao pôr do sol e visitas às exposições em cartaz
A Pinacoteca do Ceará traz diversas atividades nesta última semana de outubro. A partir de quarta (29) e até domingo (2), a instituição oferece visitas mediadas e temáticas, yoga e atividades formativas. O destaque é a aula aberta com a artista e pesquisadora Rosana Paulino. Toda a programação é gratuita. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante.
O Pouso do Trabalhador abre as atividades da semana com a “Oficina de bordado Corpo-planta”, na quarta-feira (29), às 12h30. Ministrada por Iuri Tavares, a ação convida o público a explorar a conexão entre o corpo e a natureza por meio da arte do bordado. São 15 vagas, com inscrições por ordem de chegada. No período da tarde, às 17h, o pátio é o local do “Yoga ao Pôr do Sol”, com Aline Rodrigues conduzindo o acroyoga para duplas. A prática estimula a confiança e a consciência corporal em posturas ativas e relaxantes. São 20 vagas, com inscrições a partir de uma hora antes, na recepção do museu.
Na quinta-feira (30), a partir das 16h, ocorre a visita temática “As palavras e o tempo”, com Gi Monteiro e Juliana Ferreira, na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. O percurso busca resgatar termos cearenses pouco lembrados, utilizando obras da exposição como inspiração. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas. Inscrição a partir de uma hora antes, na recepção.
Na sexta-feira (31) e no sábado (1), o público pode participar de visitas mediadas por todas as exposições em cartaz. Conduzidas pelos arte-educadores, os percursos começam às 15h, são acessíveis em Libras e oferecem 20 vagas cada, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.
Ainda na sexta-feira (31), a Pinacoteca do Ceará recebe a renomada artista Rosana Paulino para a aula aberta “Obra, Pesquisa e Ensino”. A atividade formativa inicia às 18h, no auditório do museu, e propõe um diálogo profundo sobre a obra da artista, que investiga as feridas coloniais e a posição da mulher negra na sociedade brasileira. Rosana é uma das artistas mais celebradas da arte contemporânea nacional e vai representar o país no Pavilhão do Brasil da 61ª Bienal de Veneza, em 2026, ao lado de Adriana Varejão.

No domingo (2), o Ateliê Criança Cria “Oficina de Boneca Abayomi”, com Iuri Tavares, é a primeira ação da Pinacoteca no Festival Afrocearensidades 2025, iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Igualdade Racial (Seir) e da Secult, que acontecerá durante todo o mês, em alusão ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Em duas sessões no Ateliê 1, às 10h e às 15h, a atividade convida o público infantil a partir de 5 anos a confeccionar a tradicional boneca Abayomi, um símbolo de resistência e afeto, com origens que remetem a mulheres africanas escravizadas. São 15 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada.

Em cartaz
A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira. O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Sobre a Pinacoteca
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
Serviço
Programação Pinacoteca do Ceará – 29 de outubro a 2 de novembro
29/10/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Oficina de bordado Corpo-planta”
Com Iuri Tavares
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Inscrições por ordem de chegada
29/10/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Acroyoga)
Com Aline Rodrigues
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
30/10/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “As palavras e o tempo”
Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira
Local: Exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
31/10/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
31/10/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Aula Aberta “Obra, Pesquisa e Ensino”
Com Rosana Paulino
Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
Inscrições por ordem de chegada. Participação sujeita à lotação do espaço.
1/11/2025 | Sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
2/11/2025 | Domingo | 10h e às 15h
Ateliê Crianças Cria “Oficina de Boneca Abayomi”
Com Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 5 anos
15 vagas por sessão. Inscrição por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
