Projeto pioneiro avalia risco de extinção da flora goiana
Primeira lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado de Goiás ajudará na elaboração de políticas públicas de conservação (Foto: Semad)
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu início a um projeto que vai avaliar o risco de extinção das espécies vegetais nativas goianas. Esta será a primeira lista de espécies ameaçadas de extinção da flora em Goiás.
A pesquisa é realizada em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), autoridade nacional para a avaliação dos riscos de extinção de plantas.
O gerente de conservação, biodiversidade e fauna da Semad, Max Vinícius de Paula explica que ao longo do ano, a secretaria conduziu oficinas para avaliar o risco de extinção das espécies da fauna e, agora, dá início ao projeto que avalia as espécies da flora goiana.
“Nunca antes Goiás avaliou as espécies. Então, a elaboração dessa primeira lista oficial de espécies ameaçadas da flora de Goiás representa um marco histórico”, afirmou o gerente.
Extinção da flora
Na opinião da coordenadora do projeto pela Semad, Franciele Parreira Peixoto, a iniciativa permitirá identificar as espécies mais vulneráveis e embasar políticas públicas que vão definir estratégias de manejo e conservação.
As duas equipes se reuniram na sede da Semad, em Goiânia, na última quinta-feira (30/10), para tratar das entregas e alinhar as próximas etapas, incluindo a realização de expedições em campo e visitas aos herbários do Estado de Goiás.
“Foi muito proveitoso, pudemos trocar assuntos muito importantes e também prospectar grandes possibilidades para o futuro. Estamos no meio do caminho”, considerou o diretor da CNCFlora, Gustavo Martinelli.
