Polícia Civil encerra ciclo da Operação Virtude no interior e amplia ações preventivas na capital

Publicado em: 25/10/2025 14:09

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPIPD (Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência), encerrou o ciclo da Operação Virtude no interior do estado com atividades realizadas nos municípios de Rorainópolis e Iracema, nos dias 22 e 23 de outubro. As ações seguem até o fim do mês em Boa Vista, ampliando o alcance das atividades de conscientização e prevenção.

A Operação Virtude é uma ação nacional que integra esforços das Polícias Civis em todo o país na proteção e prevenção contra a violência às pessoas idosas. Em Roraima, a operação é coordenada pelo delegado adjunto da DPIPD, Franco Ghiggi.

Em Rorainópolis, o evento foi promovido em parceria com o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), a PMRR (Polícia Militar de Roraima) e a SESP (Secretaria de Segurança Pública). A programação contou com palestras sobre os direitos das pessoas idosas e formas de violência, uma caminhada de conscientização pelas ruas da cidade, dinâmicas, danças e confraternização, reforçando o acolhimento e a integração comunitária.

Já em Iracema, a equipe da DPIPCD realizou palestra no Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, com a participação da Delegada Titular do município, Suébia Cardoso. A atividade envolveu estudantes e idosos, destacando a importância do diálogo entre gerações na construção de uma sociedade mais justa, empática e consciente sobre os direitos das pessoas idosas.

Para o delegado Franco Ghiggi, a receptividade da população foi muito positiva em todos os oito municípios visitados durante a ação: Cantá, Alto Alegre, Pacaraima, Mucajaí, Caracaraí, Bonfim, Iracema e Rorainópolis, além da Capital, Boa Vista.

“Foi gratificante levar informação e conscientização a públicos tão diversos. O combate à violência é uma responsabilidade coletiva, e essas ações reforçam esse compromisso”, afirmou Franco.

Mais de 2 mil pessoas alcançadas

A Operação Virtude, segundo o delegado, percorreu diversas cidades do interior de Roraima e instituições da capital, atendendo mais de 2 mil pessoas com palestras educativas e ações comunitárias voltadas à proteção dos direitos das pessoas idosas.

“O projeto fortalece o papel da Polícia Civil na promoção da cidadania, prevenção à violência e construção de uma cultura de respeito e empatia.

Conforme Franco, as atividades continuam em Boa Vista até o fim do mês, atingindo não apenas o público idoso, mas também familiares, cuidadores e toda a comunidade.

“Nosso compromisso é manter um diálogo constante com a população. A violência contra a pessoa idosa precisa ser enfrentada com informação, empatia e participação social”, destacou.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Compartilhar

Faça um comentário