PMSE celebra noite solene com a promoção de 343 policiais e entrega da Medalha do Mérito Policial Militar
Em um ato que evidencia o avanço e a valorização profissional na tropa, a solenidade materializou a ascensão na carreira para 61 oficiais e 282 praças
A Polícia Militar de Sergipe vivenciou uma noite de celebração e reconhecimento nesta quarta-feira (29), no Centro de Ensino e Instrução (CEI), em Aracaju. A solenidade de gala marcou dois momentos cruciais para a Corporação, a promoção de 343 policiais militares e a outorga da Medalha do Mérito Policial Militar a personalidades civis e militares.
O evento foi liderado pelo comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, e contou com a presença do vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, representando o governador Fábio Mitidieri, além de outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de forças coirmãs.
Valorização profissional: 343 policiais promovidos
Em um ato que evidencia o avanço e a valorização profissional na tropa, a solenidade materializou a ascensão na carreira de 343 policiais. No total, 61 oficiais e 282 praças alcançaram novos postos e graduações, com todas as promoções concedidas pelo critério de antiguidade. O fluxo de carreira contemplou diversos níveis hierárquicos.
O ápice da promoção ocorreu na quadra do CEI, onde os militares promovidos, perfilados ao lado de seus familiares, receberam as novas insígnias (estrelas e divisas). O momento simbólico foi marcado pela afixação das honrarias por seus respectivos padrinhos e madrinhas, celebrando a conquista em família.
Medalha do Mérito: Honraria a quem serve
A noite festiva também foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Policial Militar. A honraria, instituída pelo Decreto Governamental n° 10.632/1989, reflete o reconhecimento da Corporação aos que prestaram bons e leais serviços à PMSE e à sociedade sergipana.
A comenda foi entregue em dois momentos. Primeiramente, foram homenageadas personalidades civis, incluindo magistrados, um procurador do estado, delegados de polícia, gestores da administração estadual, representantes da imprensa (jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas) e membros da sociedade civil.
Em seguida, militares de Sergipe e de outros estados do Nordeste, de soldados a majores, foram condecorados pelo seu desempenho exemplar e dedicação ao serviço.
A emoção era visível entre os homenageados. O recém-promovido cabo Diego, lotado no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), expressou seu orgulho. “Agradeço a Deus, à minha família e à Polícia Militar de Sergipe pelas honras da promoção a cabo. É uma conquista que carrego com humildade e orgulho, fruto de dedicação, disciplina e do compromisso de servir e proteger a sociedade sergipana. Continuarei honrando esta farda com o mesmo zelo e coragem de sempre”, afirmou.
O sentimento foi compartilhado pelos agraciados com a medalha. “Eu recebo uma das maiores honrarias da Polícia Militar de Sergipe após 19 anos de serviço, então estou muito feliz pelo reconhecimento”, externou a Sargento D. Mota, do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Em seu pronunciamento, o coronel Alexsandro Ribeiro, destacou o volume histórico de promoções. “Importante destacar que em um ano e dez meses da nossa gestão já promovemos 2.885 policiais militares. Isso representa 54% do nosso efetivo ativo da Corporação e representa, mais ainda, 2.885 famílias que passam a ter uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.
O comandante também correlacionou a valorização profissional aos resultados obtidos nas ruas. “Podemos afirmar com muito orgulho que Sergipe vive um momento de grande avanço. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nosso estado está entre os que mais reduziram a violência no ano de 2024, com ênfase na redução expressiva dos crimes contra a vida”.
O coronel Ribeiro concluiu agradecendo o apoio do executivo estadual. “Quero concluir com agradecimentos especiais ao Governo do Estado, ao nosso governador Fábio Mitidieri e ao vice-governador Zezinho Sobral, pelo compromisso com a segurança pública e com a valorização profissional”, finalizou, estendendo os cumprimentos ao secretário da SSP, Dr. João Eloy, e aos familiares dos policiais.
Representando o governador Fábio Mitidieri, o vice-governador Zezinho Sobral transmitiu o reconhecimento do chefe do executivo à tropa. “Quero externar minha felicidade ao participar dessa solenidade e transmitir uma recomendação muito especial do governador a toda a família da Polícia Militar: vocês são patrimônio do povo sergipano”, declarou.
Zezinho Sobral ressaltou que a cerimônia significa “principalmente reconhecer e agradecer pelo trabalho que as senhoras e senhores prestam todos os dias para garantir um Sergipe mais justo”.
O vice-governador destacou a percepção de segurança da população. “A sociedade sergipana se sente protegida. Vê-los nas ruas é sinal de tranquilidade, motivo de regozijo pela presença forte, amiga e protetora da Polícia Militar. Fazemos um comparativo com o que assistimos nos telejornais em outros estados, e nosso coração fica tranquilo, porque sabemos da determinação, do compromisso e da força da Polícia Militar para garantir um estado mais seguro”, discursou.
A solenidade foi encerrada com o tradicional desfile da tropa, com destaque para os pelotões compostos por alunos dos cursos de formação da PMSE, em honra aos promovidos e agraciados.






















