Paraíba inscreve 1.680 reeducandos para o Enem PPL 2025
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), concluiu com êxito as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade – ENEM PPL 2025.
A Responsável Estadual pelo Órgão de Administração Prisional da Paraíba, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Samaia Ferreira Belo, informou que, ao todo, 1.680 reeducandos foram inscritos no ENEM PPL 2025, na Paraíba.
A educadora detalhou: As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro e serão realizadas em dois locais, para os que cumprem pena no regime semiaberto, aberto e condicional: um na Unidade Prisional Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice e outro na Gerência Executiva de Ressocialização.
O secretário João Alves (Seap-PB) declarou: “Alcançamos a adesão de 100% das unidades prisionais. Isso reafirma o compromisso do Governo do Estado com a reintegração social. A educação é a porta mais segura para a mudança de vida e nós estamos garantindo essa chance a todos os privados de liberdade que buscam o conhecimento”.
O gerente de ressocialização, João Rosas, pontuou: “O ENEM PPL é a materialização da esperança, o exame ‘abre portas para um futuro promissor’, pois a nota permite o ingresso no Ensino Superior via Sisu, ProUni e Fies. A ressocialização se faz com trabalho e, sobretudo, com essa grande oportunidade educacional”.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas.
_______
Ascom-Seap/PB
