Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do TCE-PA é destaque no XVI Educontas
O Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, iniciativa inédita do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), foi destaque como boa prática no XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), em Recife-PE, realizado nos dias 6 e 7 de novembro.
Durante a programação, a secretária da Escola de Contas Alberto Veloso do TCE-PA, Maria do Carmo Sousa, apresentou os resultados do Pacto no Painel de Boas Práticas Nº 2. A secretária explicou que o objetivo do Pacto é fortalecer uma cultura organizacional mais equitativa e inclusiva, por meio da cooperação entre entidades públicas e privadas no combate ao racismo estrutural.
A iniciativa histórica da Corte de Contas Paraense está em vigor desde maio de 2024, e atualmente é composto por mais de 60 instituições signatárias.
Com o tema a “Educação Profissional: Medindo impactos, transformando cenários”, a programação contou com a presença do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, conselheiros, representantes das Escolas de Contas de várias regiões do Brasil, além de palestrantes.
Em seu pronunciamento, o presidente do TCE-PE, reforçou o papel educativo dos Tribunais de Contas. “As escolas de contas cumprem uma função essencial: orientar gestores na execução de políticas públicas relevantes e fortalecer o controle social, capacitando sindicatos e conselhos municipais. Este encontro permite a troca de boas práticas e amplia nossa capacidade de servir melhor à sociedade”, afirmou.
O Educontas é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional, sob a coordenação local da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, unidade de ensino do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).


