Órgãos estaduais alinham ações e formações do Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade
A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), realizou nesta terça (21) e quarta-feira (22), mais dois importantes encontros para alinhar estratégias e fortalecer o Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O Programa tem como principal objetivo enfrentar o racismo e todas as formas de discriminação, além de combater o assédio moral e sexual nas instituições públicas estaduais.
Na terça-feira (21), a reunião foi com representantes da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-PI). A equipe da Sempi reuniu-se com o Comitê Interno do Programa na OGE-PI para discutir ações de equidade dentro da instituição. Durante o encontro, foram apresentados relatórios elaborados a partir das fichas-perfil preenchidas por servidores e servidoras, que servirão de base para o desenvolvimento de novas práticas voltadas à valorização da diversidade, da igualdade de oportunidades e do respeito no ambiente de trabalho.
“A Ouvidoria-Geral tem o compromisso de promover a escuta, o respeito e a igualdade. Participar do Programa Pró-Equidade é reafirmar que nossas ações internas também devem refletir os valores que defendemos perante a sociedade: a inclusão, a diversidade e o combate a todas as formas de discriminação”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra.
Já na quarta-feira (22), a reunião foi com representantes da Escola de Governo (Egepi), com o propósito de alinhar formações voltadas às servidoras e servidores públicos, também com base nas necessidades identificadas nas fichas-perfil do programa. A proposta é desenvolver cursos e capacitações que contribuam para a construção de ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e equitativos.

“Viemos à Secretaria Estadual das Mulheres para tratar sobre cursos e qualificações voltadas para as gestoras e os demais órgãos. Foi uma reunião voltada à formalização de uma parceria para o próximo ano e ao planejamento de algumas ações que já estão sendo pensadas para este ano”, destacou a gerente da Escola de Governo, Maria Victoria Escórcio.

“A ideia é que essas capacitações sejam direcionadas pelas demandas apontadas nas fichas-perfil dos servidores, permitindo que as ações respondam às reais necessidades dos órgãos. Essa articulação conjunta otimiza as políticas públicas e fortalece o compromisso da Sempi, sob a liderança da secretária Zenaide Lustosa, de promover equidade e oportunidades, especialmente para mulheres e pessoas negras, foco central do programa”, explicou a coordenadora de Diversidade e Inclusão da Sempi e gestora do Programa Pró-Equidade, Ayra Dias.
