Opera Paraíba: Hospital da Mulher realiza mais de 30 cirurgias de mama nesta quinta-feira
Pela primeira vez, o Hospital da Mulher D. Creuza Pires realizou mais de 30 cirurgias de mama em um único dia, garantindo acesso rápido e integral às pacientes por meio do programa Opera Paraíba. Entre os procedimentos, mais de dez contaram com o auxílio do agulhamento de mama, técnica pré-operatória que permite marcar a localização exata de lesões não palpáveis, possibilitando que o cirurgião as remova com precisão e segurança.
A ação, que integrou a programação do Outubro Rosa, reforçou o compromisso do hospital com a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, ampliando o acesso a cirurgias e fortalecendo a rede de cuidado às mulheres. Durante toda a quinta-feira (30), uma grande e capacitada equipe esteve mobilizada para atender as pacientes, em um esforço conjunto que representa mais um marco para a saúde pública da Paraíba.
Para a especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da mama, Raissa Soares, o agulhamento representa um importante avanço no preparo das pacientes para a cirurgia, trazendo mais segurança e precisão aos procedimentos. “O agulhamento é um procedimento minimamente invasivo que hoje será feito com auxílio da ultrassonografia para preparar a mama para a cirurgia. Apenas com anestesia local, conseguimos demarcar os nódulos impalpáveis, permitindo que as pacientes passem por cirurgias mais seguras e com cicatrizes menores”, explicou.
A atuação integrada entre as equipes de radiologia e mastologia foi fundamental para o sucesso da ação. O uso da técnica de agulhamento, aliado ao esforço conjunto de diversos profissionais, possibilitou que as cirurgias fossem realizadas de forma rápida, segura e com alto padrão técnico.
A mastologista Cristiana Araújo, que participou das cirurgias, reforçou a relevância do momento e o impacto da ação para o SUS na Paraíba. “Hoje realizamos o maior número de cirurgias de mama em um único dia aqui na Paraíba. É um marco não apenas para a saúde, mas também para a população que teve acesso aos procedimentos de forma rápida e completa, com a garantia do agulhamento de mama, realizado hoje pela primeira vez em uma unidade 100% SUS”. afirmou.
O avanço técnico e assistencial, no entanto, também se traduz em histórias de esperança e acolhimento. Entre as pacientes atendidas na ação, Roselia Carvalho compartilhou a emoção de ter acesso ao procedimento de forma tão ágil: “Eu descobri a necessidade da cirurgia há uns quatro meses, não cheguei nem a solicitar o agendamento, não tive tempo de correr atrás e há uns dez dias me ligaram marcando uma consulta de avaliação e a cirurgia para o dia seguinte. Demorei até a acreditar que a cirurgia tinha caído nas minhas mãos sem eu ter nem procurado. Passei pela consulta ontem, inclusive com o cardiologista, e hoje fiz a cirurgia. Foi muito tranquilo, rápido e o atendimento no Hospital da Mulher foi espetacular. Só tenho a agradecer por tudo”, relatou emocionada.
O relato simboliza o resultado de um trabalho conjunto entre profissionais comprometidos e políticas públicas eficazes. A realização simultânea de dezenas de cirurgias representa um avanço concreto na assistência em saúde da mulher, promovendo mais agilidade no atendimento e garantindo que o acesso ao tratamento chegue a quem mais precisa.
Com o suporte do programa Opera Paraíba e a dedicação da equipe do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, o Estado reafirma seu compromisso com uma saúde pública de qualidade, baseada em cuidado, tecnologia e humanização — princípios que seguem guiando as ações da unidade ao longo de todo o ano.
