Nossa História
No ano de 1992, com o objetivo de preencher uma lacuna no cuidado à saúde de magistrados(as) e servidores(as), seus dependentes, bem como beneficiários de pensão civil, o TJDFT instituiu uma comissão multidisciplinar destinada a implantar um programa de benefícios sociais próprio para servidores e magistrados da Casa.
Os trabalhos estenderam-se de março a dezembro daquele ano, mas foi apenas em 1993 que a implantação do Pró-Saúde se iniciou.
Primeiros passos
Uma das primeiras ações para implantar o plano, foi buscar parcerias junto a prestadores de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, a fim de se formar uma rede credenciada, para só então iniciarem-se as inscrições dos beneficiários.
Nessa época surgiram a Secretaria de Assistência e Benefícios (SEAB) – órgão que até os dias de hoje é o responsável pela gestão do Programa; e o Conselho Deliberativo do Pró-Saúde — CDPS, órgão superior para tomada de decisões.
Estabilidade
Ao longo dos anos, o Pró-Saúde resistiu a momentos de crise econômica e até a pandemia. Por isso, o Programa dispõe de sólida credibilidade junto aos prestadores de saúde, no Distrito Federal ou fora dele.
Hoje, o Pró-Saúde conta com mais de 24 mil beneficiários, entre magistrados(as) e servidores(as), seus dependentes, bem como beneficiários de pensão civil, abrangendo mais de 90% do corpo funcional da Casa, o que é de extrema relevância para a manutenção sustentável do programa.
Conquistas para os beneficiários
Em sua trajetória de mais de 30 anos, a gestão do Pró-Saúde obteve conquistas importantes para os beneficiários, como algumas condições especiais para beneficiários dependentes; a modalidade de assistência indireta (reembolso); assistência domiciliar (home care); o teto de coparticipação mensal; a cobertura de excedente de participação; a cobertura de falecimento do titular; além do Portal Pró-Saúde na Internet, Canal do Pró-Saúde no whatsApp e o aplicativo do Pró-Saúde.
Isso foi possibilitado, em parte, pelo termo de cooperação firmado com programas de autogestão de outros órgãos públicos, em diversas esferas de poder, que lhes possibilita negociar em conjunto com prestadores de serviço, inclusive adotando uma tabela de preços comum.
O Pró-Saúde é mais que um programa de assistência; é um testemunho do compromisso contínuo com o bem-estar e a dignidade de seus integrantes.
