Na Itália, comitiva do Governo de Minas conhece realidade de estudante selecionada pelo Passaporte Mineiro do Conhecimento
A comitiva do Governo de Minas Gerais que está na Europa desde semana passada, em uma série de reuniões de atração de investimento e aprofundamento de intercâmbios de conhecimento, teve uma experiência única em Veneza, na Itália.
O governador Romeu Zema, o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella e presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, estiveram com a adolescente Eduarda Martins Felício, intercambista pelo programa Passaporte Mineiro do Conhecimento. Eduarda tem 17 anos, está no 3º ano do Ensino Médio e estuda na Escola Estadual Professora Yolanda Martins, em Ibirité. Na Itália, ela está na cidade de Oderzo, na região de Vêneto, após ter sido selecionada da 1ª edição do programa que enviou 150 estudantes no início do ano para diferentes países.
“Estou vivendo um sonho; eu nunca havia entrado em um avião, nunca tinha conhecido outro país e agora estou tendo esta oportunidade de crescimento pelos estudos”, refletiu. Desde janeiro, quando se mudou para Itália, ela vive com uma família hospedeira, e já aprendeu a falar italiano. O retorno da jovem ao Brasil está previsto para o mês que vem.
Em conversa com o governador Romeu Zema, Eduarda contou sobre as diferenças das escolas mineiras e italianas, a rotina de estudos, a convivência com os amigos e também fez questão de citar que o irmão mais velho obteve um emprego após se formar em outro programa de estudos do governo estadual: o Trilhas de Futuro, que oferta gratuitamente cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.
“Para mim é uma felicidade encontrar a Eduarda na Itália e perceber que as boas políticas públicas dão resultado imediato. É uma experiência que ela vai levar para o resto da vida e que será muito importante na sua formação”, comentou o governador.
O Programa
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma iniciativa pioneira no Brasil e reforça o compromisso do Governo de Minas com a educação pública e a criação de novas oportunidades para os jovens. Mais do que um reconhecimento aos esforços dos alunos, transforma a experiência educacional destes alunos, oferecendo a troca cultural e o aprendizado de jovens em diferentes contextos globais, permitindo aos estudantes conhecer culturas, costumes, tradições, línguas e saberes de outros países.
O programa, que está em sua segunda edição, oferece bolsa de intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual para cursarem um ano letivo no exterior com todas as despesas pagas pelo Governo de Minas. A bolsa cobre integralmente as despesas de passagem aérea, documentação, seguro saúde, taxas educativas e uma ajuda de custo para despesas pessoais, garantindo aos estudantes a chance de viver uma experiência acadêmica e cultural transformadora, sem custos adicionais para suas famílias.
O criterioso processo seletivo foca no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, de liderança e engajamento social dos estudantes. É uma coroação do mérito escolar, baseado em desempenho, proficiência e comprometimento acadêmico.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão do projeto Cidadão Global, que teve início em 2019, na Escola Sandoval Soares de Azevedo, localizada no complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA) em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em 2025, estão sendo disponibilizadas 150 novas vagas. O programa contempla exclusivamente alunos de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Em agosto, foram anunciados os 90 primeiros selecionados; os demais 60 bolsistas serão anunciados até o fim do ano. O investimento na 2ª edição pelo governo estadual foi de R$ 20 milhões.