Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Saeb 2025
A rede de ensino estadual de Minas Gerais segue mobilizada na segunda semana de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, em escolas de todas as regiões do estado. A avaliação, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede o nível de aprendizagem dos estudantes e subsidia políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação básica.
Desde o início das provas, no dia 22/10, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) vem acompanhando o processo junto às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que desdobram as ações nas escolas e garantem que os estudantes participem da avaliação de forma tranquila e engajada.
SEE-MG / Divulgação
Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes aplicou, nesta quarta-feira (29/10), a avaliação e contou com a participação de 99% dos estudantes. “Foi um dia muito tranquilo, bem organizado e com a participação dos nossos estudantes e da equipe escolar. Na chegada, foi distribuído um copo personalizado do Saeb, uma barra de cereal e uma caneta. Depois, tivemos um lanche especial na escola”, relatou o diretor da unidade, Rômulo José.
O estudante, Kairon de Oliveira, do 3º ano do ensino médio, comentou sobre a experiência de realizar o Saeb. “A prova foi bem difícil. Estava no nível do Enem, mas isso é bom, pois testo meus conhecimentos e além de tudo me preparo para o outro desafio que teremos no fim deste ano”, destacou.
Preparação
Durante o recesso escolar, entre os dias 13 e 17/10, diversas escolas da rede estadual mantiveram as portas abertas para recompor e reforçar a aprendizagem e preparar os estudantes para o Saeb. As atividades tiveram foco especial em língua portuguesa e matemática, áreas avaliadas pelo Saeb, e buscaram reduzir as defasagens ainda presentes.
Importância do Saeb
Os resultados do Saeb influenciam diretamente indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), mecanismo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que destina recursos adicionais às redes que apresentam avanços em seus índices de aprendizagem.
A SEE-MG reforça a importância da participação de todos os estudantes e do apoio das famílias e comunidades escolares nesta reta final das aplicações. O comprometimento conjunto é fundamental para consolidar o papel de Minas Gerais como referência em educação pública de qualidade, com foco na equidade e na aprendizagem de todos os estudantes.
