Juiz do TJDFT fala sobre sua inspiradora trajetória de vida ao Programa História Oral

Publicado em: 22/10/2025 22:35

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 22/10, o juiz Edilson Enedino das Chagas, titular da 6ª Vara de Família de Brasília, para a gravação de mais um episódio do programa História Oral.

Natural de Brasília e filho de um tratorista que trabalhou na construção da barragem do Paranoá, o magistrado é graduado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB e doutor em Direito pela mesma instituição.

Na entrevista, o juiz falou sobre as grandes dificuldades financeiras que passou com a família após perder o pai, quando ainda tinha dois anos de idade. Muito devotado aos estudos, nunca teve uma mochila. E assim que aprendeu a fazer contas matemáticas, aos oito anos, decidiu trabalhar para ajudar a mãe. Vendeu bananas, picolé, jornal e foi guardador de carros no Gama, bairro em que morava. “O dia mais feliz da minha adolescência foi quando usei o dinheiro apurado no dia e comprei uma lata de leite condensado para comer sozinho e escondido dos meus irmãos em casa”, disse o magistrado.

foto de todos os participantes da gravaçãoEnedino das Chagas contou sua trajetória com concursos públicos em Brasília, onde foi, dentre outras carreiras, policial militar e faxineiro do Tribunal Superior do Trabalho, até sua aprovação em primeiro lugar no concurso para magistratura da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Falou, ainda, de seu ministério como pastor da Igreja Batista, família e principais desafios enfrentados ao longo da carreira.

Eu imaginava ser impossível passar no concurso de juiz, em razão da minha história de vida. Depois eu vi que estava enganado, porque, independente do seu ponto de partida e das condições que você começa sua vida, você pode chegar em lugares que nunca imaginou. Depende da sua disposição, da sua fé”, disse.

Participaram da gravação o coordenador de Custódia e Preservação da Memória Institucional (COAMI) e a servidora Sandra Cadete, do Gabinete da 1ª Vice-Presidência.

Programa História Oral 

O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT. 

Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. As entrevistas estão disponíveis na  Página do Memorial  TJDFT. 

desembargadora Maria Thereza Braga Haynes foi a idealizadora e responsável pela implantação do programa em 2008. Mesmo após se aposentar em 1991, contribuiu ativamente para a preservação da memória institucional, com dedicação exemplar e a gravação de 25 entrevistas. 

Em 2014, o programa foi retomado, dando continuidade ao registro da trajetória da Justiça no Distrito Federal e nos Territórios. Na atual gestão (2024–2026), a iniciativa foi reafirmada como uma das prioridades da 1ª Vice-Presidência, sob a liderança do desembargador Roberval Belinati, com a realização de novos depoimentos que resgatam e valorizam a história do Tribunal. 

A entrevista completa será disponibilizada, em breve, no canal oficial do TJDFT no YouTube

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Compartilhar

Faça um comentário