Governo do Piauí emite mais de 4,8 mil carteiras do autista em 2025; saiba como solicitar

Publicado em: 26/10/2025 15:47

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), registrou um avanço expressivo na emissão da Carteira de Identificação do Autista em 2025. De janeiro até outubro, foram emitidas 4.824 carteiras, sendo 3.524 digitais, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão, que centraliza diversos serviços públicos estaduais em formato digital, garantindo mais rapidez, praticidade e segurança no acesso para famílias de todo o Piauí.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, comemora os números e destaca o impacto positivo da digitalização do serviço. “A gente fica muito feliz em ver o resultado da emissão das carteiras do autista pelo Gov Cidadão. Mais de 4 mil famílias foram beneficiadas com o documento, que garante mais acessibilidade, conforto e dignidade. Antes, quem morava no interior precisava enviar documentos via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o que levava tempo. Agora, tudo é feito pelo celular. Essa é uma ação que reafirma a meta do governador Rafael Fonteles de transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil”, afirma o gestor.

O presidente da Etipi, Ellen Gera, reforça que a iniciativa reflete o compromisso do Governo do Piauí com a inclusão e a inovação pública. “A emissão digital da Carteirinha do Autista, disponível no Gov.pi Cidadão, é um passo importante na construção de um governo mais inclusivo e digital. Essa ação usa a tecnologia para simplificar processos e garantir mais dignidade e autonomia a esse público. Na Etipi, trabalhamos para que a transformação digital esteja sempre a serviço das pessoas”, frisa o presidente.

Para quem vive na rotina de cuidar de um filho com autismo, o impacto da Carteira é sentido na prática. Elizabeth de Sousa, mãe do adolescente Adriano Gabriel, de 16 anos, autista nível de suporte 2, conta que o documento trouxe mais autonomia e segurança.“Antes da Carteira do Autista, a gente precisava andar com o laudo e não era prático ficar levando para todo lugar. Agora, com a carteira, tudo ficou mais fácil. Ela trouxe conforto, praticidade e segurança para nós, mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. E com a versão digital, melhor ainda, porque conseguimos resolver tudo pelo site, sem precisar sair de casa. Hoje, meu filho tem um documento que comprova quem ele é, como uma identidade própria. Ele mesmo valoriza isso, quando vai sair, sempre pergunta se estou levando a carteira dele”, relata.

Elizabeth de Sousa, mãe do adolescente Adriano Gabriel, de 16 anos (Arquivo Pessoal)

Saiba como solicitar a Carteira do Autista pelo Gov.pi

A Carteira de Identificação do Autista é gratuita, válida em todo o território piauiense e assegura atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, promovendo inclusão e respeito.

Para solicitar a Carteira do Autista, basta baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão ou acessar o site pidigital.pi.gov.br. Em seguida, é preciso fazer login com os dados do Gov.br, clicar em “Serviços”, selecionar o órgão Seid-PI e escolher a opção “Solicitar Carteira de Identificação do Autista”. Depois, basta preencher corretamente os dados do beneficiário, anexar os documentos legíveis em PDF e finalizar a solicitação. A análise pode levar até 30 dias.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

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