Governador Elmano de Freitas recebe embaixadora da Suécia e empresários para discutir novos investimentos no Ceará

Publicado em: 29/10/2025 00:14







28 de outubro de 2025 – 16:51
#Ceará #Embaixadora da Suécia #empresários #Novos investimentos


Eliezio Jeffry – Ascom Casa Civil – Texto

Carlos Gibaja – Casa Civil – Foto


Memorando foi assinado com empresa referência global em soluções inovadoras para o setor de energia renovável

Na tarde desta terça-feira (28), o governador Elmano de Freitas recebeu, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, e representantes da empresa sueca Anodox Brasil, em visita institucional. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o Governo do Ceará e a companhia, fortalecendo a parceria entre o Estado e o país europeu.

Para o governador, a assinatura do MOU representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia verde no estado. “Em um momento em que o mundo busca acelerar a transição energética, iniciativas como essa mostram que o Ceará está atento às demandas globais por sustentabilidade e inovação. A vinda de uma empresa referência em energia renovável não apenas impulsionará a geração de empregos qualificados, mas também consolida o estado como protagonista nacional nesse setor estratégico”, destacou Elmano de Freitas.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), além do presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Fábio Feijó.

De acordo com a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, o diálogo é parte fundamental do processo de cooperação. “Estou muito feliz por estar aqui, em Fortaleza, para dialogar sobre inovações e soluções sustentáveis entre a Suécia e o Ceará, buscando caminhos para tornar ambos mais verdes”, disse, citando os resíduos sólidos, os transportes sustentáveis e os biocombustíveis como pontos de diálogo.

Novos investimentos suecos

Durante o encontro, o Governo do Ceará assinou um MOU com a empresa Anodox Brasil, fundada na Suécia e referência global no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de energia renovável e armazenamento energético. Entre as ações previstas no documento, está a instalação de uma unidade fabril da companhia no estado, fortalecendo o Ceará como um dos polos mais promissores para a transição energética no Brasil.

O CEO da Anodox Brasil, Cristiano Braga, destacou que o Ceará foi o estado escolhido após um estudo que analisou cerca de dez unidades da federação. “Desde o início, de maneira muito profissional e objetiva, o Estado nos recebeu de portas abertas e apresentou um conjunto de soluções e opções para a instalação de uma fábrica aqui”, afirmou o executivo. Outro aspecto observado pela empresa foi a qualidade da educação, segundo o CEO. “As escolas do Ceará são reconhecidas globalmente pelas inteligências que geram neste Estado. Vamos trazer tecnologia e desenvolver uma cadeia de valor agregado para gerar empregos de alta capacidade aqui”, acrescentou.

A secretária Roseane Medeiros, titular da SRI, se mostrou otimista com a parceria firmada. “A gente espera realmente continuar avançando, gerando oportunidades de emprego e renda para o povo do Ceará”, afirmou. Segundo a gestora, o trabalho de atração de empresas ocorre por meio da promoção das potencialidades do Estado, especialmente na área da transição energética, já que muitos países e companhias estão interessados em locais estratégicos para a produção de energia renovável, como é o caso da Suécia. “Essa parceria é de grande importância, pois o país já avançou muito nesse tema e com o qual nós podemos aprender bastante”, destacou.




Fonte: Agência de Notícias do Estado do CE

Compartilhar

Faça um comentário