‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando
Entrevistada foi a diretora da Biblioteca Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento
Agência Assembleia
A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira (28), com transmissão simultânea pela Rádio e TV Assembleia, sobre a passagem do Dia Nacional do Livro e sobre o projeto Brincaletrando.
Da conversa com a gestora da Biblioteca com o radialista e apresentador Henrique Pereira, participou a integrante do Coletivo Escritores Maranhenses (CME), Ingrid Fróes, que, na oportunidade disseram, que 29 de outubro marca a passagem do Dia Nacional do Livro, uma data especial para celebrar o poder transformador da leitura e o papel fundamental dos livros na formação pessoal, cultural e social do cidadão; e para celebrar uma apresentação puxada em parceria dos dois organismos.
“A celebração acontece através do Projeto Brincaletrando, que une literatura, cultura popular e encantamento para todas as idades. A programação está repleta de atrações especiais, conduzidas por escritoras e artistas maranhenses que transformam a palavra em experiência viva. O Brincaletrando é uma iniciativa do CME que tem como objetivo promover o acesso à leitura e à literatura de forma lúdica, levando livros, arte e encantamento para o público infantil e juvenil”, explicou a gestora da biblioteca.
De acordo com a diretora da Biblioteca Benedito Leite, mais do que páginas e palavras, os livros são pontes que nos conectam a diferentes mundos, ideias e emoções, além de despertarem a imaginação, ampliam horizontes e convidam a refletir sobre quem somos e sobre o mundo em que vivemos; e que escolas interessadas em participar do evento devem realizar agendamento.
A programação destaca atividades como Contação de histórias, com Milanya; teatro de bonecos com o Auto do Bumba meu boi, baseado no livro “Vivica pelos Caminhos da Cultura Popular”, com Andrea Silva; dramatização da obra “Menino Fogo”, por Ray Brandão, Kátia Cilene e Walterline Maia: História cantada, por Ingrid Fróes; Leitura compartilhada, por Dhelia; e cordel “O gato conselheiro”, por Adriana de Jesus.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
