Data-base e progressões dos professores estaduais dominam os debates na Aleam

Publicado em: 05/11/2025 15:04

A sessão plenária desta quarta-feira (5/11) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi marcada por debates em torno das progressões funcionais dos professores da rede pública estadual e em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

A deputada Professora Jacqueline (UB) destacou os avanços conquistados durante reunião realizada ontem com o governador Wilson Lima e representantes sindicais da Educação, para tratar da data-base dos profissionais do magistério estadual.

Segundo a parlamentar, o encontro foi marcado por diálogo produtivo e pela disposição do governo em atender demandas históricas da categoria. A principal definição foi o reajuste salarial de 5,06% para os professores da rede pública.

“O governador foi muito pragmático ao falar sobre a valorização do professor. Quero parabenizá-lo porque compor com a categoria, que transforma a sociedade, é fundamental”, afirmou Jacqueline.

De acordo com a deputada, serão liberadas 730 progressões por titulação, contemplando mestres, doutores e profissionais com pós-graduação, além de 22.532 progressões horizontais, referentes à evolução automática na carreira a cada três anos de exercício docente.

Cultura

O Dia Nacional da Cultura foi marcado por pronunciamento do deputado Comandante Dan (Podemos) em defesa do fortalecimento das atividades culturais no estado. O parlamentar ressaltou iniciativas apoiadas pela Casa que buscam valorizar expressões artísticas regionais e fomentar a chamada economia criativa.

Em seu discurso, Comandante Dan destacou o incentivo a projetos que envolvem desde a moda até a música, com atenção especial à sustentabilidade e ao protagonismo dos povos originários.

Entre as ações citadas, está o apoio ao Amazon Poranga Fashion, evento voltado para o design inspirado nas tradições amazônicas.

O deputado também mencionou seu apoio à Orquestra Sinfônica de Manaus e ao encontro de bateristas realizado recentemente no Teatro Amazonas, além do estímulo a atividades culturais diversas dentro do movimento pela Cultura da Paz, que integra os eixos de esporte e cultura com foco em práticas como dança, canto, oratória e teatro.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do AM

Compartilhar

Faça um comentário