Conselho Estadual dos Direitos da Mulher elege nova presidente para o biênio 2025–2027

Publicado em: 23/10/2025 15:53

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR) elegeu nesta quinta-feira (23) a presidente do colegiado para o biênio 2025-2027. Mariana Neris, que ocupava o cargo de vice-presidente, assumiu a presidência, em substituição a Ivanete Paulino Xavier, que por sua vez passa à vice-presidência. A reunião aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com participação presencial e transmissão virtual.

O CEDM/PR é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que propõe diretrizes e acompanha a execução das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, ao enfrentamento às violências e ao fortalecimento da participação social das mulheres em todo o Estado. A presidência é ocupada de forma alternada entre representantes do governo e da sociedade civil. Mariana Neris é do setor governamental e atua como diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi. 

No encontro que definiu a presidência, também foram apreciadas e aprovadas as deliberações previstas na convocação da reunião ordinária do CEDM/PR. Além disso, ocorreu a recomposição das comissões permanentes e o encerramento das comissões provisórias referentes a V Conferência e à Comissão Eleitoral.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou o papel do Conselho na consolidação das políticas públicas para as mulheres e deu as boas-vindas às novas conselheiras que assumem a gestão. “Quero acolher a todas as conselheiras que estão chegando ao Colegiado e parabenizar as reeleitas. Destaco todo o trabalho realizado. Mudamos o local de fala da mulher paranaense e conseguimos trazer as pautas femininas para a agenda política, não apenas do Governo do Estado, mas também dos municípios”. Ela fez um reconhecimento especial a presidente na gestão anterior, Ivanete Paulino Xavier, pela parceria e dedicação.

A nova presidente, Mariana Neris, destacou a importância da parceria entre o governo e a sociedade civil para a nova gestão e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa parcela da população. “Encerramos um ciclo e iniciamos uma nova etapa, que representa a conclusão da gestão estadual. Vou precisar do apoio de todas as minhas companheiras governamentais, sobretudo das representantes que reforçam o compromisso do governo com a causa das mulheres. Somos aquelas pelas quais estávamos esperando”, disse Mariana.

Além de definir a nova direção, a votação do CEDM/PR deu início a uma nova etapa no fortalecimento das ações estratégicas de defesa dos direitos das mulheres no Estado, em articulação com a Semipi e os conselhos municipais.

A diplomação das novas representantes para compor as 13 vagas do Conselho, aconteceu em 17 de outubro, de forma presencial. A nova gestão é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil.

“Revivi aqui o momento de dois anos atrás, quando assumi a presidência”, disse Ivanete Xavier. “É uma mistura de alegria e senso de responsabilidade. Este sempre será um espaço de luta, de diálogo e de muita construção coletiva. É uma honra poder continuar contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário