Comando da PMSE recebe comissão de curso internacional para debater estratégias de captação de recursos

Publicado em: 04/11/2025 04:36

Oficiais que participaram do Curso Internacional de Relações Institucionais apresentaram ao comandante-geral, propostas focadas na obtenção de emendas parlamentares e fortalecimento institucional

Na manhã desta segunda-feira (3), o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, recebeu no Quartel do Comando Geral (QCG) a comissão de oficiais que participou do recente Curso Internacional de Relações Institucionais.

O encontro teve como objetivo principal a apresentação de um relatório sobre a capacitação e a elaboração de estratégias para otimizar a captação de recursos para a Corporação, com foco especial na aquisição de verbas por meio de emendas parlamentares.

A comissão, designada pelo Comando da PMSE, foi formada pelas tenentes-coronéis Adriana Littig e Gilmeire, e pela tenente Rafaela.

O Curso Internacional de Relações Institucionais ocorreu em Brasília/DF, entre os dias 15 e 26 de setembro, e foi promovido pela Frente Parlamentar da Segurança Pública.

A capacitação teve como finalidade central o estreitamento de laços entre as instituições de segurança pública do Brasil e de outras nações, promovendo um ambiente de cooperação internacional. A edição contou com a participação de representantes de diversos países, como Japão, Panamá e Colômbia.

Durante o curso foram tratados temas cruciais para a gestão da segurança pública, incluindo orçamento e técnicas eficazes de captação de recursos, áreas consideradas vitais para o fortalecimento das polícias militares.

Na reunião desta manhã, com o comandante-geral, as oficiais detalharam os conhecimentos adquiridos e propuseram novas metodologias para o planejamento estratégico de Relações Institucionais da PMSE.

De acordo com a tenente-coronel Adriana Littig, o curso foi essencial para ampliar a visão sobre a cooperação entre as forças de segurança. “Um dos propósitos do curso consistiu no fortalecimento da atuação integrada entre as instituições voltadas à segurança pública, promovendo o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de estratégias conjuntas”, destacou a tenente-coronel.

Ela também ressaltou a importância do planejamento financeiro para a execução das atividades policiais. “Destacou-se também a importância da captação de recursos como elemento fundamental para assegurar os meios financeiros necessários à operacionalização eficiente das ações de segurança, favorecendo a inovação, o aprimoramento dos serviços e a valorização dos profissionais”.

Na ocasião, o coronel Ribeiro foi assessorado pelo coronel José Alcântara, chefe da 6ª Seção do Estado-Maior, setor responsável pelas finanças da PMSE.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário