Com R$ 765 milhões em obras, Sanepar apresenta resultados do 3º trimestre
A Sanepar apresentou nesta sexta-feira (7) os resultados do terceiro trimestre 2025, em videoconferência transmitida para acionistas, analistas de mercado e público em geral. Foram apresentados os investimentos, resultados operacionais e financeiros, ações, soluções e projetos inovadores e novos negócios. O destaque foi para os investimentos em obras com aplicação de R$ 765 milhões, um aumento de 52,1% em relação ao mesmo período de 2024.
Os diretores Abel Demetrio (Financeiro e de Relações com Investidores) e Leura Conte de Oliveira (Investimentos), o especialista da Sanepar para Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, e o gerente contábil da Sanepar, Ozires Kloster, conduziram a apresentação na sede administrativa da empresa, em Curitiba.
Abel Demetrio, apresentou o desempenho econômico-financeiro destacando que a receita líquida no trimestre foi de cerca de R$ 1,8 bilhão, representando um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 1,7 bilhão.
Em relação ao resultado operacional, o diretor destacou o aumento no número de ligações de água, de mais de 34,5 mil, e de esgoto, de quase 42 mil, de janeiro a setembro deste ano. “O acréscimo no número de ligações de esgoto reflete o crescimento mais robusto com passos firmes rumo à universalização”, disse. A redução da inadimplência também foi destaque, alcançando um índice de 0,5%, demonstrando a eficiência na gestão e a solidez da carteira.
No terceiro trimestre, encerrado em setembro, o lucro líquido foi de R$ 246,4 milhões, e o resultado financeiro foi positivo em R$ 48,8 milhões, um aumento de 200% comparado ao mesmo período de 2024. As receitas financeiras cresceram 276,1%, alcançando R$ 379,5 milhões.
OBRAS E INVESTIMENTOS – A Sanepar projeta a execução de 2.373 obras entre os anos de 2025 e 2029. Somente neste ano são 663 obras em execução. De acordo com Leura Conte de Oliveira, a Sanepar está no caminho certo para a universalização do saneamento. A Companhia já atende 100% da população com água tratada nos 345 municípios e já alcançou 81,93% com esgotamento sanitário, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento.
“Estamos muito à frente da média do Brasil, de 67,5%, e da Região Sul, de 59,3%. Nossos investimentos realizados de forma consistente e prudente são para melhorias operacionais para manter e garantir a universalização. É um desafio grande, mas estamos empenhados em atingir a meta antes do marco legal do saneamento em 2033”, afirmou.
Segundo a diretora, a Sanepar tem um grande espaço para crescimento no mercado e os investimentos também são fundamentais para a expansão da oferta de serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto sanitário. “Por isso, outro objetivo do investimento em obras é expandir o saneamento para outras localidades que ainda não são atendidas pela Companhia”, afirmou.
INOVABILIDADE – O especialista da Sanepar em Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, ressaltou que a inovação faz parte do planejamento estratégico da Sanepar e da visão da Companhia de ser protagonista e referência nacional e internacional em saneamento. “A inovação é um papel de todos os profissionais que fazem parte da empresa. E a abordagem contemporânea na qual a Sanepar se conecta e atua é da inovabilidade, um conceito que une inovação e sustentabilidade”, explicou.
Ele disse que a Sanepar tem uma cultura de inovação cada vez mais consolidada e busca aumentar a eficiência operacional e a segurança dos sistemas de água e esgoto com diferentes estratégias. A Companhia se integrou ainda mais ao universo digital com o lançamento do Sanepar 5.0, em setembro. Internamente, diz Possetti, incentiva a criatividade em todos os níveis com o Comitê de Inovação e a plataforma SaneIdeias. Externamente, com parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa, startups, hubs e agências de fomento, tanto no Brasil quanto no Exterior.
Possetti ainda mostrou casos de sucesso na busca de novas tecnologias e parcerias em países como Espanha, França, Alemanha e Portugal. “As ações em inovação são orientadas por demandas e buscamos soluções que ajudem a superar os desafios do nosso cotidiano”, acrescentou.
