Com metodologia inovadora de atualização do PPA, Diálogos pelo Piauí realiza última edição com oficinas em Teresina
As oficinas da última edição do Diálogos pelo Piauí, realizadas em Teresina, no território Entre Rios, reuniram grande público nesta sexta-feira (31), no Blue Tree Rio Poty. Com uma metodologia inovadora e democrática, o evento supera a função de atualização do Plano Plurianual (PPA) e está permitindo que o Governo do Estado elabore um banco de informações essenciais para o desenvolvimento de futuras políticas públicas que possam atender com mais efetividade às necessidades da população.
Organizado pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) e pela Secretaria Estadual de Governo (Segov), o Diálogos pelo Piauí conseguiu, em 12 edições espalhadas por todos os Territórios de Desenvolvimento, alcançar a população, líderes comunitários e gestores municipais das localidades mais distantes.
“Para além da questão da transparência e da participação popular, esse projeto tem uma base tecnológica e uma metodologia que aumenta a produtividade e dá efetividade ao que estamos colhendo. Esse volume de dados vai permitir que o Estado coloque as propostas em prática de maneira rápida e também teremos um banco de informações para melhorar a qualidade das políticas públicas”, afirmou Kerle Dantas, diretor de Planejamento da Seplan.
Ainda de acordo com o diretor, o caráter inédito e o sucesso dessa metodologia deverão ser replicados por outros estados. “Essa metodologia, que permite ouvir as pessoas em oficinas, é algo inédito no Brasil. Ninguém fez com esse nível de profundidade. Quando terminar o evento, com certeza vamos levar essa metodologia e vai ser replicada em outros estados do Brasil”, disse.

O público das oficinas da última edição, formado por representantes de diversos municípios localizados no entorno da capital, discutiram propostas em áreas estratégicas: Saúde; Cultura e Lazer; Educação; Justiça e Segurança; Combate às Desigualdades; Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Produtivo; e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.
“Em Altos fizemos um debate preliminar para trazer as propostas. Nossa demanda é buscar desburocratizar as tarifas de energia elétrica para o produtor rural. Tem também a proposta de criação de açudes comunitários porque o produtor rural não consegue produzir o ano inteiro em virtude da sazonalidade. Então, um projeto desse poderia proporcionar irrigação o ano inteiro”, afirmou André Pires, secretário de Agricultura de Altos, participante do Eixo Desenvolvimento Socioeconômico.

Os facilitadores destacaram também a diversidade de propostas e a expectativa para esta última edição. “Temos uma variedade de temáticas e devemos ter uma grande participação da população desse território, que é o mais populoso do Estado. Esse é um espaço em que a população pode se manifestar e dizer como o governo pode intervir para melhorar a sua vida”, finalizou David Veras, facilitador eixo Desenvolvimento Socioeconômico.
As propostas colhidas nas oficinas desta sexta-feira (31) serão apresentadas na plenária com o governador Rafael Fonteles, neste sábado (1º), no Centro de Convenções de Teresina.

