Com apoio do Estado, seminário em Curitiba debate Inteligência Artificial na educação

Publicado em: 22/10/2025 16:31

Curitiba sediou nesta quarta-feira (22) o Seminário Regional Sul sobre Inteligência Artificial, promovido pela Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados. O evento contou com apoio do Governo do Estado, através das ações da Semana Estadual da Inovação, da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia).

No Palácio Iguaçu, o seminário funcionou no formato de palestras rápidas e dinâmicas, abordando a temática da aplicação e o uso da inteligência artificial na educação.

Como palestrantes, participaram especialistas em aplicação de inteligência artificial na educação, com experiência na rede pública de ensino.

Para o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, discutir a regulação e o uso da inteligência artificial na educação é fundamental. “Precisamos mostrar os impactos que ferramentas assim tem na educação, e fazer com que os nossos alunos não sejam apenas consumidores de inteligência artificial, mas que tenham artifícios para poder criar inteligência artificial, para que possamos nos desenvolver cada vez mais”, disse.

Já o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, lembrou que o Paraná é referência no uso de inteligência artificial nas escolas, o que vem impactando positivamente no ensino do Estado.  “A tecnologia não substitui o professor, ela potencializa o seu trabalho. Com o apoio da IA, nossos professores ganham tempo para fazer o que mais importa: pensar em estratégias para alcançar cada estudante, principalmente aquele que mais precisa. A educação não pode virar as costas para o futuro. E aqui no Paraná, a gente faz questão de caminhar junto com ele.” destaca Miranda.

O tema foi escolhida devido ao destaque da educação paranaense em todo o Brasil, principalmente pela adoção de ferramentas tecnológicas e projetos em inteligência artificial que tem como foco somar no aprendizado dentro das escolas, ajudar na rotina dos professores e proporcionar uma experiência de ensino mais personalizada e tecnológica.

O seminário faz parte das iniciativas realizadas pela Comissão de Inteligência Artificial na Câmara dos Deputados para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade em diversas regiões do país sobre a inteligência artificial.

O evento em Curitiba foi o segundo da rodada de seminários. O primeiro aconteceu no início de outubro em São Paulo, abrangendo a região Sudeste do Brasil.

Deputada federal e presidente da Comissão de Inteligência Artificial, Luísa Canziani, destacou a importância do seminário para estimular a inovação no país e desmistificar o uso da inteligência artificial na educação. “Foi um dia muito produtivo e de discussões muito relevantes sobre tecnologia e educação. O mais incrível foi termos uma participação diversa, de professores, alunos e agentes de inovação para a gente desenvolver esse ecossistema capaz de alcançar os nossos desafios enquanto estado e quanto país”.

OLIMPÍADA DE IA – Uma das palestrantes do evento foi a estudante da rede estadual de ensino, Érica Rodrigues, 17 anos, que em julho se tornou medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Aluna do Colégio Estadual Dr. Gilberto Alves do Nascimento, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, Érica também fez parte da primeira turma do programa de qualificação profissional em tecnologia da informação do Governo do Estado, o Talento Tech.

Na palestra, a aluna falou sobre a importância de incentivar os jovens a entrarem no universo da tecnologia, principalmente mulheres. “É muito importante a gente mostrar para os estudantes que eles podem, ainda mais quando a gente está falando de mulheres na tecnologia. Mais ou menos 20% dos profissionais em tecnologia são mulheres, então poder mostrar minha trajetória foi muito simbólico”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário