Cine Ferroviário estreia programação nesta sexta-feira

Publicado em: 31/10/2025 19:31

Proposta é que o local se torne referência regional, oferecendo sessões quinzenais, mostras temáticas, oficinas e debates (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) dá início a uma nova etapa da difusão audiovisual no estado com a estreia da programação do Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, a primeira sala pública de cinema de Pires do Rio.

Instalado dentro do Museu Ferroviário, o espaço abre oficialmente suas portas ao público nesta sexta-feira (31/10), com sessões gratuitas e curadoria do Cine Cultura.

A criação do Cine Ferroviário integra a revitalização completa do museu, entregue pela Secult nesta quinta-feira (30/10). O antigo auditório foi transformado em uma sala equipada para exibição cinematográfica, ampliando o acesso da população à produção audiovisual goiana, brasileira e internacional.

A proposta é que o local se torne referência regional, oferecendo sessões quinzenais, mostras temáticas, oficinas e debates.

Cine Ferroviário filmes

A programação inaugural marca oficialmente o início das atividades culturais do cinema, com três títulos selecionados pelo Cine Cultura. A primeira exibição será na sexta-feira (31/10), às 19h, com o filme Oeste Outra Vez (14 anos).

A produção goiana, escrita e dirigida por Érico Rassi, foi premiada como Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024 e também ganhou os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante.

No sábado (01/11), haverá duas sessões: às 16h, com o longa-metragem Meu Amigo Lorenzo, que vai contar com acessibilidade em Libras. O filme conta a história da relação de amizade musical entre o veterano músico/cineasta André Luiz Oliveira e Lorenzo Barreto, um menino com autismo, ao longo de 15 anos.

Já às 18h, entra a exibição de Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica. A produção, dirigida por Neville D’Almeida, mistura documentário e ficção para denunciar o desmatamento, o garimpo ilegal e o tratamento do Brasil aos povos indígenas e negros, ao mesmo tempo que busca esperança para o futuro do país e do planeta.

Confira a programação

Dia 31/10 – Sexta-feira
19h – Oeste Outra Vez (14 anos)

Dia 01/11 – Sábado
16h – Meu Amigo Lorenzo (livre) – Sessão com acessibilidade em Libras
18h – Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica (12 anos)

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Compartilhar

Faça um comentário