CASAN inicia testes de estanqueidade de equipamentos na nova ETE Potecas

Publicado em: 24/10/2025 22:24

Foto: Acervo CASAN

Com obras avançadas, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou testes de estanqueidade em equipamentos da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, em São José. A Companhia trabalha para iniciar a operação no primeiro semestre de 2026.

A operação para garantir a segurança das instalações foi executada nos decantadores secundários 01 e 03, unidades que serão responsáveis por separar sólidos suspensos da água, enquanto o líquido clarificado segue para o estágio seguinte do tratamento.

A próxima unidade a passar pelos testes será o tanque de contato, onde futuramente vai ocorrer a adição de cloro para desinfecção e eliminação de microorganismos do efluente final.

Operações de concretagem também prosseguem, dando estrutura aos equipamentos da nova ETE. Nesta segunda quinzena de outubro duas operações foram realizadas na estrutura do tanque de contato e do decantador secundário 04. Nove caminhões betoneiras depositaram cerca de 77 metros cúbicos de concreto nas unidades.

ETE Potecas

A construção da nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado. A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização.

Com investimento total de R$ 270 milhões, a unidade terá capacidade para atender mais de 300 mil habitantes na primeira etapa, podendo chegar a mais de 400 mil com ampliação das redes de coleta.

A nova ETE Potecas é um dos maiores projetos de saneamento em andamento no Estado

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Compartilhar

Faça um comentário