Casamento Coletivo em unidade prisional reforça laços familiares e contribui para a reintegração social de reeducandos

Publicado em: 08/11/2025 23:06

Cerimônia uniu 16 casais em celebração civil e religiosa, fortalecendo vínculos afetivos e esperança de recomeço

Com o intuito de fortalecer os laços familiares e promover a reintegração social de pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, no dia 4 de novembro, a 18ª edição do Casamento Coletivo de Reeducandos, na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso, em Porto Velho. A cerimônia marcou a união civil e religiosa de 16 casais, em um momento que celebrou o amor, a fé e o recomeço.

A iniciativa foi organizada por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres) e do Núcleo de Assistência Religiosa (Nuar), com o apoio de um cartório da Capital. A cerimônia tem como objetivo promover a valorização da família e o fortalecimento dos vínculos afetivos, elementos fundamentais no processo de ressocialização. Durante o evento, os noivos receberam orientações sobre os direitos e deveres do matrimônio e, após a assinatura dos documentos, participaram da bênção religiosa.

UNIÃO E REINTEGRAÇÃO

O casamento coletivo no sistema prisional é realizado anualmente

Durante a solenidade, os casais participaram de uma cerimônia marcada pela emoção, acompanhados por familiares, representantes da Sejus, servidores da unidade prisional e líderes religiosos.

O Casamento Coletivo é uma ação que reforça o compromisso do estado com a humanização do sistema prisional e a promoção de políticas de reinserção social, voltadas não apenas à disciplina e à segurança, mas também à recuperação dos laços familiares e comunitários.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância de iniciativas que aproximam os reeducandos de suas famílias, fortalecendo a base afetiva e espiritual. “O vínculo familiar é um dos fatores para a reintegração social. Quando o interno se sente apoiado e amparado por sua família, ele encontra mais motivação para seguir um caminho diferente ao retornar à sociedade”, salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RO

Compartilhar

Faça um comentário