Caravana VaiVem Trabalhador leva serviços e gratuidade de transporte a Pacatuba
22 de outubro de 2025 – 15:39
#Caravana VaiVem #Gratuidade de transporte #pacatuba #serviços
Ascom SET – Texto e fotos
A Caravana do programa VaiVem Trabalhador chega nesta quarta-feira (22) em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), levando serviços essenciais para auxiliar trabalhadores em busca de recolocação profissional.
A iniciativa, realizada pela Secretaria do Trabalho em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), tem como foco principal a emissão e entrega imediata do Cartão VaiVem, que garante a gratuidade no deslocamento em transportes públicos intermunicipais dentro da RMF.
O evento ocorreu das 9h às 17h, no Centro de Artes e Esportes (CEU), e contou com a presença de autoridades, como, o Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a prefeita de Pacatuba, Larissa Camurça, o vice-prefeito Ésio de Souza, o coordenador de intermediação de mão de obra do IDT/Sine, Grijalba Marques, secretários municipais e parlamentares do legislativo municipal.
“Para nós é motivo de grande orgulho esse papel de gerar oportunidades e de ser ponte entre os trabalhadores e as empresas. Só no governo Elmano são mais de 148 mil novos empregos gerados. O governo está atraindo novas indústrias, fazendo infraestrutura e os empregos estão sendo gerados, mas muitas vezes a gente observava que o trabalhador não conseguia chegar numa unidade do IDT Sine, ou não conseguia chegar numa entrevista de emprego. Então, foi com a sensibilidade de apoiar o trabalhador desempregado que o governador Elmano de Freitas tomou a decisão de fazer o VaiVem trabalhador, com 40 passagens por mês, para que isso seja um facilitador para o acesso às oportunidades, pois o emprego é talvez uma das principais conquistas na vida de todo ser humano”, destacou o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Para a prefeita Larissa Camurça, o cartão VaiVem fortalece a geração de emprego e renda no município: “Quero dizer da importância do VaiVem, que através das quarenta passagens gratuitas para cada trabalhador desempregado, gera uma economia de 240,00 por mês, o que pode ser investido na economia dentro do município fortalecendo a geração de emprego e renda da nossa cidade. Então, essa é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado, da Secretaria do Trabalho. Quero agradecer mais uma vez a Caravana do VaiVem por estar aqui neste mês, onde Pacatuba completa 106 anos de idade. É um mês todo de oportunidades que a nossa população está tendo de ter uma vida melhor, mais digna e com mais oportunidades”, pontua.

Portas abertas para o mercado
Além de assegurar a mobilidade gratuita com confecção do cartão, a Caravana também atua como um ponto de ofertas de serviços para o cidadão desempregado, com atendimento para o seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego e atendimento e informações sobre o programa de microcrédito Ceará Credi. Nesta edição, a itinerância também levou a Pacatuba a Ouvidoria da Secretaria do Trabalho, para acolher as dúvidas, sugestões e recebimentos de manifestações da população local.
Representando o IDT/Sine no evento, o coordenador da Intermediação de Mão de Obra Grijalba Marques, afirmou a satisfação do órgão em capitanear mais uma ação de apoio aos trabalhadores em condição de desemprego: “Estamos muito felizes com a presença de todos aqui, de estarmos mais uma vez numa cidade trazendo esses serviços para a população. Dizer também que o Posto de Atendimento do IDT/Sine em Pacatuba já está habilitado para fazer também o cartão, então, quem não puder comparecer hoje aqui na Caravana, pode procurar o posto que lá também será muito bem atendido. Contem sempre com o IDT/Sine”.

“A gente só tem a agradecer”
A trabalhadora Maria Alcina Ferreira relata a dificuldade de buscar uma recolocação e a importância do benefício: “Tô desempregada desde outubro do ano passado. Sou vigilante, auxiliar de serviços, auxiliar de cozinha e estou em busca de emprego. Esse cartão vai ser muito útil pra eu ir atrás de algum objetivo pra mim na busca de emprego e eu espero que eu realize logo, logo. Em vou sempre no IDT de Pajuçara e no Sine de Maracanaú e Pacatuba e quando eu vou, geralmente é de carona ou bicicleta porque não tem como eu me locomover. O que o Governo do Estado tá fazendo pela gente tá sendo uma coisa maravilhosa e a gente só tem a agradecer pela oportunidade de ir atrás de uma coisa melhor pra nossa vida, porque se você não tiver um emprego como é que você vai sobreviver, não é? Você não tem como ter a sua moradia, pagar um aluguel, uma luz, uma água, e a gente precisa se alimentar e dar de comer à família, se vestir, se calçar… tudo isso, né?”.

Como solicitar o cartão
Para solicitar o Cartão VaiVem, os requisitos são: ter mais de 18 anos, residir em um dos municípios da RMF e estar em situação de desemprego. É necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço.
A Caravana do VaiVem Trabalhador segue seu percurso itinerante pela RMF nos próximos dias, mantendo sua missão de facilitar o acesso a serviços e encurtar a distância entre empregadores e trabalhadores.

