Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados pela Prefeitura de Manaus

Publicado em: 07/11/2025 14:49

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou, na tarde desta sexta-feira, 7/11, a capacitação de uma nova turma de profissionais para a oferta de auriculoterapia em unidades de saúde da rede pública municipal.

Técnica da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia utiliza pontos nas orelhas para o tratamento de diferentes patologias, sendo oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) como parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Atualmente, a Semsa conta com 71 Unidades de Saúde que disponibilizam as PICs para a população.

A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, conduziu a capacitação, que preparou 20 profissionais para ampliar a oferta do serviço na rede municipal de saúde.

“As PICs podem ser utilizadas tanto para reabilitação, na parte curativa e preventiva, no cuidado de questões físicas e também emocionais. Na Semsa, temos unidades que oferecem as PICs na rotina de atendimento. A auriculoterapia é uma delas, mas também temos yoga, ventosa, meditação, constelação familiar e reiki”, informou Carla Azevedo.

A capacitação, realizada no auditório do Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, teve carga horária de 15 horas, com início nesta quinta-feira, 6/11, e reuniu profissionais de nível superior que trabalham em unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Oeste, Leste e rural, incluindo médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro e profissional de educação física.

Com a capacitação, os 20 profissionais estão aptos a oferecer a auriculoterapia para os pacientes que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  De acordo com Carla Azevedo, a técnica já vem sendo utilizada na rede municipal em atendimento de agravos como ansiedade, casos de depressão e estresse, complementando o tratamento em patologias como pé diabético, controle da hipertensão e até mesmo nos grupos de controle de tabagismo.

“A medicina tradicional chinesa entende que a orelha é um microssistema de representação de todo o corpo, no âmbito físico, mental e emocional, inclusive dos nossos órgãos. É utilizada uma semente para estímulo de determinados pontos na orelha, de acordo com avaliação de saúde do paciente”, explicou Carla Azevedo.

A médica Elen Mônica Schumann, que é servidora da Semsa há dois anos, participou da capacitação para reforçar a oferta de auriculoterapia na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste, que já oferece a técnica para os pacientes.

“A unidade de saúde conta com uma enfermeira capacitada para oferecer o serviço, mas em um horário de trabalho diferente do meu. Por isso, achei interessante participar para ter a auriculoterapia em horário integral na USF. Eu atendo no grupo de controle de tabagismo e observo que as PICs ajudam a reduzir a ansiedade e os impulsos, equilibrar o emocional, o que colabora bastante para quem quer deixar de fumar”, relatou Elen Schumann.

Para a enfermeira Ana Célia Nunes, a capacitação foi importante por representar o processo inicial para a implantação da auriculoterapia na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, quilômetro 41 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).

“A Semsa oportuniza esse aprendizado para profissionais, o que é essencial na qualificação do atendimento à população. E eu tenho a oportunidade de levar essa técnica para a zona rural de Manaus, utilizar no grupo de controle do tabagismo e para complementar o tratamento convencional em casos de pacientes hipertensos, diabéticos, com dores musculares e outras enfermidades”, concluiu Ana Nunes.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Fonte: Agência de Notícias do Estado do AM

Compartilhar

Faça um comentário