Atuação integrada da PMSE garante a segurança no Exame Nacional do Ensino Médio em Sergipe

Publicado em: 09/11/2025 21:59

Para garantir a coordenação centralizada de toda a operação, uma Sala de Situação foi ativada no Quartel do Comando Geral

A Polícia Militar de Sergipe elaborou um planejamento estratégico neste domingo (9), para asseverar a segurança e a lisura da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. A operação, que desponta de um Plano de Atuação Integrada, mobilizou 138 policiais militares e cobriu 33 municípios sergipanos onde o exame foi realizado.

A operação da PMSE foi iniciada nas primeiras horas da manhã para assegurar que todo o material chegasse aos destinos em segurança. A primeira das 41 rotas de distribuição iniciou por volta das 06h20, partindo do Centro de Transporte Operacional dos Correios, localizado na rua Alagoas, em Aracaju, e dirigindo-se para o município de Canindé de São Francisco, região do Sertão sergipano.

Presente no centro de distribuição, o major Parente, um dos responsáveis pela supervisão da escolta, reforçou que o papel da polícia na operação, além de garantir a segurança no trajeto, tanto no deslocamento inicial, quanto no deslocamento final, por meio da Operação Reversa; é intensificar o policiamento nos locais de aplicação de prova, e dirimir intercorrências que apresentem ligação direta com o exame.

A coordenação centralizada de toda a operação estabelecida na Sala de Situação foi ativada no Quartel do Comando Geral (QCG), em Aracaju. O espaço foi imprescindível para o acompanhamento em tempo real de todas as etapas do processo, em comunicação direta com outras entidades envolvidas.

Além da PMSE, militares do Exército e do Corpo de Bombeiros; policiais civis, federais, rodoviários federais, e guardas municipais; representantes do INEP, do Cebraspe, Correios, SMTT, SAMU, Energisa, e da Iguá, participaram da operação visando uma eficiente interoperabilidade.

A atuação da PMSE se estendeu durante toda o dia, com policiamento ostensivo no entorno dos 242 locais de prova, garantindo a tranquilidade dos candidatos desde a abertura dos portões até o encerramento do exame. Após o recolhimento, as equipes policiais iniciaram a Operação Reversa, escoltando os malotes de volta ao centro de distribuição, assegurando a integridade do processo até sua conclusão.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário