Assembleia outorga Título de ‘Cidadão Maranhense’ a tabeliães de São Luís, Açailândia e São João dos Patos
Agência Assembleia Os tabeliães Paulo de Tarso Guedes Carvalho, do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís; Devanir Garcia, do Cartório do 2º Ofício da Comarca de Açailândia; e Diovani Alencar Santa Bárbara, titular do Cartório de São João dos Patos, foram agraciados, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (6), […]
Agência Assembleia
Os tabeliães Paulo de Tarso Guedes Carvalho, do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís; Devanir Garcia, do Cartório do 2º Ofício da Comarca de Açailândia; e Diovani Alencar Santa Bárbara, titular do Cartório de São João dos Patos, foram agraciados, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (6), com Título de Cidadão Maranhense. O ato ocorreu no Plenário Nagib Haickel e foi proposto pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil).
Para o parlamentar, a homenagem, além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos tabeliães, reforça a importância do serviço extrajudicial. “São pessoas que vieram de outros estados para o nosso Maranhão prestar um serviço que é público. São cartorários que têm uma missão importante no ordenamento jurídico e social. Acredito que temos que tê-los como parceiros, mostrar as necessidades das demandas sociais do Maranhão para que haja um entendimento mútuo da busca da solução dos problemas de muitas famílias aqui no nosso estado”, destacou Neto Evangelista.
Prestigiaram a sessão solene familiares e amigos dos homenageados, representantes de cartórios e autoridades. Na ocasião, marcando o início do ato, foi apresentado um vídeo sobre a trajetória das três personalidades.
Homenageados
Paulo de Tarso Guedes Carvalho é natural de Floriano (PI). Sua trajetória é fruto de uma longa tradição cartorial que teve início com seu pai, que assumiu o cartório do ofício único do recém-criado município de Paraibano, no Maranhão, em 1953. Em 1976, aos 20 anos, Paulo de Tarso foi nomeado tabelião interino, iniciando oficialmente sua carreira. Desde então, foi efetivado e passou por diversas funções, acumulando décadas de experiência até chegar a exercer, por concurso público de remoção, a titularidade do 2º Tabelionato de Protesto de São Luís.
Tarso disse ser uma honra o reconhecimento como cidadão maranhense. “São 51 anos de dedicação ao serviço registral do Maranhão. Então, é um reconhecimento do trabalho. Isso nos enche o coração de alegria”, celebrou.
Já Devanir Garcia é natural de Porto Xavier (RS). É formado em Direito e em Administração de Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, especialista em Direito Público e Direito Notarial e Registral e mestrando em Ciências Jurídicas.
Foi assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, chegando ao Maranhão em 2010, após aprovação em concurso público. Atualmente, exerce o cargo de presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (ANOREG-MA).
“Recebo essa homenagem com muita alegria, porque estou no Maranhão há 16 anos e desde que aqui cheguei para trabalhar, fui muito bem recebido por um povo hospitaleiro e educado. Esse título me faz criar ainda mais raízes nesse estado que adotei e no qual crio meus filhos”, disse Devanir Garcia.
O outro homenageado da tarde foi Diovani Alencar. Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel em Direito, presidente da Associação de Titulares de Cartórios do Maranhão, vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão e membro efetivo do Conselho Deliberativo Operador Nacional do Registro de Imóveis do Brasil.
“Há 13 anos estou no Maranhão e quando cheguei as pessoas me viam como um forasteiro. Mas, com a graça de Deus, empenho e muito trabalho, demonstrei que viemos para engrandecer, contribuir, trazer dignidade e melhorias para o estado. Esse reconhecimento é a demonstração que esse trabalho que fizemos ao longo desses anos deu frutos”, frisou Diovani Alencar.
