Antônio Fernandes da Luz toma posse como juiz substituto de 2º grau
O Pleno Administrativo do TJDFT decidiu, no dia 17 de setembro, por unanimidade, pela remoção por merecimento do magistrado que passa a ocupar a vaga decorrente da promoção de Soníria Campos D’Assunção ao cargo de desembargadora.

Reconhecido por todos como uma pessoa de grande humildade e sabedoria e “sempre preocupado com as consequências fáticas de suas decisões”, conforme palavras do desembargador Sérgio Rocha, o magistrado empossado fez questão de nomear e agradecer, de maneira emocionada, a todos aqueles que fizeram e fazem parte de sua vida e carreira, desde sua saída de Pernambuco e adaptação ao cerrado brasiliense, como aos magistrados e professores que o apoiaram e conduziram na preparação para o concurso da magistratura.
Em seu discurso, Antônio Fernandes declarou que, “por mais ambiciosos que fossem seus sonhos acadêmicos, jamais havia passado por sua mente a imagem de ascender a tão importante cargo neste Tribunal, um dos melhores e mais respeitados do país”. “Pela confiança em mim depositada, manifesto os meus mais sinceros agradecimentos. É com elevado senso de responsabilidade e profunda gratidão que assumo, hoje, esse honroso cargo”, afirmou.
Para o corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, Antônio Fernandes da Luz é um homem de trajetória brilhante e idoneidade inquestionável que, seguramente, muito contribuirá para a prestação jurisdicional no Distrito Federal.
Estiveram presentes à cerimônia: o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; o desembargador Sérgio Rocha, representante do TRE/DF; o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; o corregedor-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Nelson Faraco de Freitas, a juíza de direito de Turma Recursal, Maria Isabel da Silva, representante da Associação dos Magistrados Brasileiros ( AMB); o juiz Pedro Yung-Tay Neto, representando a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS/DF), a juíza da Vara de Execuções Penais do DF, Leila Cury, além de desembargadores, juízes, advogados, servidores, amigos e familiares do magistrado que vieram de Fortaleza e do Recife. 
Sobre o empossado
Antônio Fernandes da Luz integrava a 1ª Turma Recursal e era diretor do Fórum José Leal Fagundes. Antes de tomar posse como juiz de direito substituto em 1996, foi servidor do TJDFT entre os anos de 1983 a 1993 e, posteriormente, promotor de Justiça adjunto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Saiba mais sobre a carreira do magistrado na entrevista concedida ao 1º vice-presidente, desembargador Roberval Belinati, para o Programa História Oral.
Clique no link para acessar a íntegra da entrevista.
Veja o álbum do evento no Flickr
Foto: Bárbara
