Alunos do Curso Técnico em Agroecologia apresentam trabalhos na II Semana do Técnico Agrícola, realizada em Pimenta Bueno

Publicado em: 07/11/2025 21:45

Apresentações incentivam os alunos que planejam ingressar em cursos voltados para o agronegócio

A II Semana do Técnico Agrícola realizada até sexta-feira (7), pelo governo de Rondônia, no Centro Técnico de Educação Rural (Centec) Abaitará, unidade executora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Pimenta Bueno, tem entre as suas atrações a apresentação do produto de estágios de alunos dos cursos técnicos voltados para o agronegócio ofertados pela instituição de ensino.

Na terça-feira (4), os acadêmicos do Curso Técnico em Agroecologia socializaram os conhecimentos adquiridos com colegas dos demais cursos técnicos – agronegócio, agropecuária e zootecnia –, além de visitantes da comunidade local e estudantes de outras escolas da região.

FLORA NATIVA

Uma das experiências apresentadas foi a Transecção Linear para Contabilização da Flora Nativa realizada pelo estudante Carlos Eduardo Costa de Matos, 17, que está no 3 º ano do Curso Técnico em Agroecologia. O objetivo dessa atividade foi quantificar árvores de grande porte, de 60 a 80 centímetros de diâmetro, da floresta em torno do Centec Abaitará, registrando 656 árvores.

Sob a orientação do professor doutor em Biologia, Almério Camara Gusmão, e a professora Erica Guarnier Dias, coordenadora de estágio, o aluno realizou sua atividade prática de abril a setembro de 2025. Durante esse período, cumpriu três etapas:

  • Identificação da trilha;
  • Determinação da área que seria estudada; e
  • Registro da Rotina da Cutia, considerada a jardineira da floresta.

Na reta final do curso de Agroecologia,  Carlos Eduardo compartilha o conhecimento adquirido

JARDINEIRA DA FLORESTA

Na sua explanação, o estudante, que mora em Espigão d’Oeste, apresentou a importância da cutia na manutenção da floresta e, por isso, fez armadilhas fotográficas para acompanhar o papel do roedor na área, onde foi realizado o estudo.

“Cheguei a fotografar duas cutias. Esse animal desempenha um papel importante na natureza porque enterra sementes para comer depois, mas esquece a localização de muitos locais onde enterrou, então essas sementes acabam germinando e ajuda a regenerar a floresta”, explicou o aluno. Inspirado na função da “jardineira da floresta”, ele distribuiu  sementes de girassol ao público no final da sua apresentação.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ensino técnico está dando uma contribuição significativa ao agronegócio rondoniense, porque forma profissionais qualificados com foco no desenvolvimento sustentável. “Os investimentos na formação dos jovens viabilizam oportunidades para as novas gerações manterem o ritmo de crescimento do estado em vários setores, inclusive o agro”, evidenciou.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que a instituição incentiva seus alunos a buscarem conhecimentos sobre temas atuais, como: inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. “Ao ter um currículo condizente com as tendências do mercado de trabalho, o estudante constrói uma carreira de sucesso e contribui para o avanço  socioeconômico.”

PRINCÍPIOS DA AGROECOLOGIA

  • Integração de sistemas: combina diferentes espécies de plantas e, às vezes, animais, para criar sistemas mais resilientes e produtivos, semelhantes a ecossistemas naturais.
  • Redução de agrotóxicos: substitui defensivos químicos por métodos naturais de controle de pragas e por adubação orgânica, como compostagem e uso de biofertilizantes.
  • Conservação de recursos: foca na conservação da água, do solo e da biodiversidade, utilizando práticas como o manejo de animais e o armazenamento de água da chuva.
  • Valorização do conhecimento tradicional: integra o conhecimento histórico dos agricultores familiares e de comunidades tradicionais com os avanços da ciência.
  • Sustentabilidade social e econômica: promove a autonomia dos produtores, a diversificação da produção para garantir colheitas ao longo do ano e relações de trabalho mais justas. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RO

Compartilhar

Faça um comentário